Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Curso promove atualização de contadores judiciais

Atividade é parceria entre Ejef e Corregedoria


- Atualizado em Número de Visualizações:
noticia2-curso-contadores.jpg
Para esta primeira turma do curso, foram convocados contadores judiciais de 30 comarcas do interior de Minas

A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) deu início na manhã desta quarta-feira, 8 de novembro, em parceria com a Corregedoria-Geral de Justiça, à primeira turma do Curso de Atualização para Contadores Judiciais. As aulas, que se prolongam até o próximo dia 10 de novembro, estão acontecendo no Auditório da Corregedoria (Rua Goiás, 253 – 3º andar, Centro, Belo Horizonte).

 

Para essa atividade, explicou o 2º vice-presidente do Tribunal mineiro e superintendente da Ejef, desembargador Wagner Wilson, foram convocados contadores judiciais das diversas comarcas mineiras. “Isso reitera o esforço e o compromisso da Ejef em investir na capacitação de todos os seus servidores, na capital e no interior, dotando-os das ferramentas necessárias para que possam, cada vez mais, qualificar as suas atuação, em prol do Judiciário que queremos e que a sociedade exige e merece: célere e eficaz”, afirmou.

 

Na abertura do curso, a juíza auxiliar da Corregedoria Eveline Mendonça observou que a função do contador permeia todos os atos que acontecem em cada uma das comarcas, nas diversas unidades judiciárias. “Hoje, a importância que devemos dar à função que vocês estão desempenhando é enorme. Vocês são os olhos e as mãos, não só do Tribunal, mas do povo, no controle, no exame sobre a questão financeira que envolve o Judiciário. A primeira pessoa a analisar de forma efetiva, com os olhos do Judiciário, o que é ou não devido, e o que foi ou não foi pago, são vocês”, destacou.

noticia-curso-contadores.jpg
A juíza auxiliar da Corregedoria Eveline Mendonça destacou a importância do papel desempenhado pelos contadores judiciais

Entre outros pontos, a juíza observou a importância da boa comunicação entre os contadores e os juízes no entendimento da legislação sobre o tema, que é de difícil entendimento e suscita muitas dúvidas. “Vocês estão sozinhos no exercício da função, lidando com normas difíceis, que requerem estudos. A experiência diária deve ser árdua”, observou, indicando que o curso pretende quebrar esse isolamento, proporcionando uma aproximação entre os contadores judiciais das diversas comarcas, esclarecendo suas dúvidas e proporcionando a troca de ideias e o aperfeiçoamento das normas sobre o assunto.

 

A programação do curso inclui os seguintes temas: custas judiciais, com os instrutores Olímpio Gonçalves Pimenta e Cláudio de Andrade; distribuição, com Ana Letícia Ferreira Lott Borges; Central de Mandados, com Deubra Santos Oliveira; e cálculos judiciais, com Marcos Denilson Marzagão.

 

O curso terá dez turmas: cinco delas serão realizadas ainda em 2017, e as demais, no primeiro semestre de 2018. Para esta primeira turma, foram convocados servidores de 30 comarcas. A segunda turma do curso já está programada para acontecer de 20 a 22 deste mês.

 

Mais informações podem ser obtidas na Coordenação de Formação Permanente do Interior: (31) 3247-8958.

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial