
O Tribunal de Justiça de Minas promove, por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), o curso "Gestão da Informação Documental no TJMG: eficiência na prestação jurisdicional, no exercício da cidadania e na promoção de Políticas Públicas", como parte das comemorações da 3ª Semana Nacional de Arquivos.
Cerca de 200 pessoas se inscreveram para o evento, que será realizado em 6 de junho, nas salas de aula da Ejef — Rua dos Guajajaras, 40, Edifício Mirafiori, Centro de Belo Horizonte — das 14h às 18h.
A Semana Nacional de Arquivos, organizada pelo Arquivo Nacional (AN) e pela Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), é um período dedicado a eventos de cunho acadêmico ou artístico-cultural relacionados aos arquivos de todo o País. O objetivo é aproximar as instituições da sociedade, aumentar sua visibilidade e divulgar os valiosos trabalhos desenvolvidos.
A iniciativa faz parte do no calendário internacional de celebração do Dia Internacional dos Arquivos (9 de junho) e segue o tema proposto pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA): "Desenhando Arquivos".
Segundo a gerente Simone Meireles Chaves, da Gerência de Arquivo e Gestão Documental da 2ª Instância, de Documentos Eletrônicos e Permanentes do TJMG, o evento vai contar com salas temáticas separadas por assunto.
“Os participantes podem escolher que sala que irão visitar e terão autonomia para buscar o assunto de maior interesse. O evento vai funcionar como uma feira de ciências. Será exibido, inclusive, o filme alemão Labirinto de Mentiras, com uma oportunidade de debate entre os inscritos”, informa Simone Meireles Chaves.
Salas temáticas
Diversos assuntos serão debatidos durante o curso, como: gestão de documentos no contexto das novas tecnologias; normativas e procedimentos: PCTT, manual de gestão, transferência, recolhimento e eliminação; gestão de documentos no plano de eliminação documental (planejamento estratégico); melhorias nos espaços de arquivo; desafios da gestão eletrônica; responsabilidades do produtor na organização dos arquivos corrente e setorial como fator primordial para uma boa gestão documental; sistemas de cadastramento e recuperação da informação; eficiência na garantia de acesso à informação; atividades executadas no arquivo permanente: recolhimento, higienização, acondicionamento, acesso à informação.
Os participantes contarão ainda com oficinas de confecção de embalagens para acondicionamento de documentos e de manejo e orientações de conservação preventiva do acervo histórico do TJMG.
Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial