Promovido pela 1ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o curso “1ª Vice Soma” (Suporte à Organização, Cumprimento de Metas e Aperfeiçoamento Gerencial) concluiu, nesta sexta-feira (14/02), a formação de sua primeira turma. O grupo é composto por assessores de gabinetes e gerentes de cartórios da 2ª Instância.
Com carga horária de 12 horas, a capacitação teve início no dia 10/2 e foi realizada em formato híbrido, com aulas presenciais e on-line transmitidas simultaneamente. Até maio, o programa deve capacitar cerca de 200 profissionais, com previsão de treinar 500 pessoas até o fim do ano.

O 1º vice-presidente, desembargador Marcos Lincoln dos Santos, destacou que a capacitação contínua dos servidores e assessores é um pilar essencial para o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade da prestação jurisdicional. “A conclusão da primeira turma do ‘1ª Vice Soma’ é um marco nesse processo, e temos a certeza de que o conhecimento adquirido contribuirá significativamente para a eficiência do trabalho na 2ª Instância. Seguiremos firmes no compromisso de oferecer suporte e formação para que todos possam desempenhar suas funções com excelência e alinhamento às metas institucionais do TJMG”, disse.
A coordenadora do Núcleo de Apoio à Gestão de Gabinetes (Nuap), Elisângela Lopes, afirmou que o curso cumpriu seu propósito principal de promover a integração entre as áreas do Tribunal. “Estamos em um momento de implementação do eproc, em que as equipes dos gabinetes e dos cartórios precisam estar ainda mais alinhadas. Além disso, é fundamental que todos conheçam as metas, os objetivos e os valores da nossa instituição. O curso tem justamente esse papel: unir os servidores em torno do nosso objetivo comum, que é a prestação jurisdicional”, afirmou.
A assessora jurídica Julia Pereira, do gabinete do desembargador Paulo Tamburini, da 3ª Câmara Criminal, destacou a importância da aproximação entre gabinetes e cartórios promovida pelo “1ª Vice Soma”: “Aprendemos sobre todo o percurso do processo, desde a distribuição até sua chegada aos gabinetes. Essa troca entre assessores e cartórios é extremamente enriquecedora e contribui para um relacionamento mais eficiente entre as áreas.”
Para Iris Raquel dos Anjos, gerente do Cartório da 4ª Câmara Criminal, o curso reforçou a importância do trabalho coletivo e da valorização dos servidores. “Momentos como esse fazem com que cada um perceba o impacto do seu trabalho na construção de um projeto maior, que é a prestação jurisdicional eficiente e eficaz. E há uma chave essencial para isso, que não fui eu quem criou, mas que eu aplico e recomendo a todos: o diálogo contínuo. Quando conversamos, conseguimos resolver tudo”, afirmou.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial