Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Cronograma do SEI na 2ª Instância é definido

Sistema deverá estar em funcionamento em todo o estado no fim do primeiro semestre de 2017


- Atualizado em Número de Visualizações:

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), lançado em 1º de dezembro, já tem cronograma de treinamento definido para setores vinculados à 2ª Instância. De 23 a 27 de janeiro de 2017, recebem instruções equipes da 2ª Vice-Presidência, 3ª Vice-Presidência, Assessoria de Precatórios (Asprec),  Central de Precatórios (Ceprec), Gabinete Militar (GMTJ), Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv), Secretaria do Órgão Especial (Seoesp), Auditoria Interna (Audit), Diretoria Executiva de Suporte aos Juizados Especiais (Dijesp), Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj), Memória do Judiciário Mineiro (Mejud), Gabinete de Apoio Administrativo aos Desembargadores (Gaade), Assessoria Jurídica da Presidência (Aspre), Assessoria Jurídica (Dijesp), Coordenação de Suporte e Apoio Jurisdicional (Cosaj), Centro de Segurança Institucional (Cesi), Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom) e Secretaria Executiva de Planejamento e Qualidade na Gestão Institucional (Seplag).

 

De 13 a 17 de fevereiro, 1ª Vice-Presidência, Diretoria Executiva da Gestão de Bens, Serviços e Patrimônio (Dirsep), Diretoria Executiva de Finanças e Execução Orçamentária (Dirfin), Diretoria Executiva de Informática (Dirfor), Diretoria Executiva de Administração de Recursos Humanos (Dearhu) e Diretoria Executiva de Engenharia e Gestão Predial (Dengep). 

 

Essas informações foram divulgadas durante reunião do comitê gestor do SEI na última sexta-feira, 16 de dezembro.

 

SEI

 

Até o momento, já foram movimentados pelo Sistema 438 documentos. O SEI deverá estar em funcionamento em todo o estado no fim do primeiro semestre de 2017.


SEI é uma ferramenta que permite a produção, o envio, o recebimento e a tramitação ágeis e transparentes de documentos eletrônicos.O sitema tem, entre outras vantagens, a portabilidade, pois é acessível pela internet por meio dos navegadores mais comuns; a possibilidade de acesso remoto, inclusive por parte de usuários externos; o controle do nível de acesso e a segurança da informação; a tramitação simultânea e independente em múltiplas unidades; a presença de funcionalidades específicas (controle de prazos, ouvidoria, estatísticas, tempo do processo, base de conhecimento, pesquisa em todo o teor, organização de processos em bloco); a sustentabilidade, pois representa a redução do consumo de papel e de gastos com armazenamento e transporte dos autos.

 

Toda comunicação interna passa a ser feita no meio virtual e sem papel.

 

O comitê gestor do SEI, instituído pela Portaria Conjunta 573/PR/2016, supervisiona os trabalhos para a implantação do sistema no TJMG. Ele é composto pelos juízes auxiliares da Presidência, da 1ª, 2ª e 3ª Vice-Presidências e um magistrado auxiliar da Corregedoria; e por servidores gestores de várias diretorias e secretarias. A área de negócios é de responsabilidade da Diretoria Executiva de Gestão da Informação Documental (Dirged e a área técnica está sob o comando da Diretoria Executiva de Informática (Dirfor).

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial