Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Corregedor Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior visita o Jesp BH

Ele se reuniu com juízes de Direito que atuam na Justiça Especial e Turma Recursal de BH


- Atualizado em Número de Visualizações:
f02_1000.jpg
 Corregedor Corrêa Junior conversa com juízes do Jesp BH ( Crédito : Raul Machado/TJMG )

O corregedor-geral de Justiça do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior, visitou, na terça-feira (6/9), a sede do Juizado Especial de Belo Horizonte (Unidade Francisco Sales). Ele foi recebido pela juíza coordenadora dos Juizados Especiais do Estado, Cláudia Luciene Silva Oliveira, e pelos juízes que atuam na Justiça Especial e Turma Recursal.

A ida do corregedor Corrêa Junior ao Jesp BH marca o início de uma série de visitas às unidades da Justiça de 1ª Instância da capital e do interior, com o objetivo de estreitar a comunicação da Corregedoria com magistrados e servidores e ouvir sugestões. O corregedor do TJMG exerce a superintendência administrativa da Justiça de 1ª grau.

Em sua mensagem aos juízes, o desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior afirmou que dois objetivos principais estão norteando sua atuação à frente da Corregedoria: aproximação com os juízes e, em parceria com a Presidência do TJMG, melhoria dos sistemas informatizados utilizados pelos juízes e servidores de 1º grau.

“Se quisermos passar por cargos eletivos e deixar algum legado, precisamos da parceria com magistrados e servidores, temos de ouvi-los para que a ideias possam vicejar”, afirmou o corregedor. Ele destacou também o foco na melhoria dos sistemas informatizados e repetiu uma pergunta constante que tem feito aos seus auxiliares: “O que podemos fazer para colaborar com o intuito da presidência de melhorar o PJe? O que podemos fazer para que o juiz tenha maior satisfação e tranquilidade para trabalhar com esses sistemas?”.

O corregedor Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior disse estar muito feliz em começar as visitas pelo Jesp. “Vi o nascimento da Lei 9.099, quando ainda atuava no interior”, disse. Já em Belo Horizonte, o magistrado foi juiz coordenador do Jesp Relações de Consumo, participou da implantação do Sistema Projudi e do Jesp da Fazenda Pública, “A Justiça Especial é célere, eficaz e democrática”, afirmou.

“Estamos à disposição de todos”, ressaltou o corregedor, destacando ainda a proximidade da Corregedoria com a Diretoria Executiva de Informática (Dirfor), sempre na busca por melhorias. “A Corregedoria deve ser portadora das demandas da 1ª Instância”, concluiu.

Os juízes auxiliares da Corregedoria  Sérgio Henrique Cordeiro Caldas Fernandes, Marcelo Rodrigues Fioravante, Mariana de Lima Andrade e Wagner Sana Duarte Morais também participaram da visita.

f01_1000.jpg
A juíza Cláudia Luciene Silva Oliveira e o corregedor Corrêa Junior ( Crédito : Raul Machado/TJMG )

Núcleo de Aprimoramento

A Corregedoria-Geral de Justiça criou o Núcleo de Aprimoramento da Justiça de 1ª Instância. A ideia é recolher e analisar sugestões de boas práticas e possibilitar sua multiplicação para outras comarcas, com foco no aprimoramento da Justiça de primeiro grau. O núcleo terá a participação de juízes das seis Regiões Administrativas da Corregedoria e dos Juizados Especiais.

O núcleo terá competência para solicitar, receber, analisar, sugerir, consolidar e auxiliar na implementação e na divulgação de soluções de boas práticas na Justiça de primeiro grau do Estado de Minas Gerais. As reuniões serão por videoconferência e poderão ter como convidados juízes e servidores que podem contribuir com o objetivo do núcleo.

O núcleo será composto pelo corregedor-geral de Justiça, Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, pela vice-corregedora, desembargadora Yeda Monteiro Athias, pela juíza  coordenadora do Jesp, Cláudia Luciene Silva Oliveira, juízes auxiliares da Corregedoria, titulares da Diretoria Executiva da Atividade Correicional (Dircor) e da Secretaria de Suporte ao Planejamento e à Gestão da Primeira Instância (Seplan) e 14 juízes de todo o Estado.

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2123

ascomfor@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial