Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

"Corre Legal" forma jovens do socioeducativo em curso de natação

A formação busca promover o esporte como ferramenta de inclusão, cidadania e ressocialização


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not-natacao-proj-Corre-Legal-JD-Andrea-Mol-5.jpg
Jovens do sistema socioeducativo participaram de um curso intensivo de natação na Abesc (Crédito: Juarez Rodrigues / TJMG)

O projeto "Corre Legal", do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), realizou, nesta sexta-feira (1º/8), a cerimônia de formatura dos adolescentes do sistema socioeducativo que concluíram o IV Curso Intensivo de Natação. O evento aconteceu na sede da Associação Buritis de Esporte e Cultura (Abesc), localizada no bairro Horto, em Belo Horizonte.

As aulas, iniciadas no último dia 14, foram divididas em duas turmas: uma composta por adolescentes em regime de semiliberdade e outra por jovens em regime de internação. Com atividades diárias de segunda a sexta-feira, o curso buscou promover o esporte como ferramenta de inclusão, cidadania e ressocialização.

A iniciativa conta com o apoio da Abesc, da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo de Minas Gerais, e do vereador de Belo Horizonte Wagner Ferreira. A partir do dia 5 de agosto, o projeto oferecerá aulas regulares e gratuitas de natação às terças e quintas-feiras para novas turmas da semiliberdade, da internação e também para o público em geral a partir dos 12 anos.

Not-natacao-proj-Corre-Legal-JD-Andrea-Mol-1.jpg
A juíza Andréa Mól Bessa entregou aos formandos uma medalha e o certificado de conclusão do curso (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

A juíza Andréa Mól Bessa, responsável pela Vara Infracional de Infância e da Juventude de Belo Horizonte, idealizadora e coordenadora-geral do "Corre Legal", destacou que o curso de natação, bem como outras iniciativas esportivas do projeto são possíveis graças ao trabalho de muitas pessoas e diversas parcerias, nas esferas pública e privada.

"Todas as ações realizadas pelo "Corre Legal" têm a contribuição de várias instituições, como o Ministério Público e a Defensoria Pública. Além de muitos colaboradores, todos eles fazendo um trabalho muito importante, com muito comprometimento e dedicação para que iniciativas como o curso de natação aconteçam. É um trabalho idealizado pela Justiça, mas feito com muitas mãos", disse.

A magistrada enfatizou que o principal objetivo do "Corre Legal" é proporcionar aos adolescentes uma saída saudável da ociosidade, preservar sua saúde mental e oferecer novas perspectivas e acesso a espaços da cidade que antes eram até desconhecidos por esses jovens.

A subsecretária de Atendimento Socioeducativo de Minas Gerais, Giselle da Silva Cyrillo, disse que o esporte oferece qualidades vitais para moldar uma trajetória de vida diferente e promover o protagonismo dos adolescentes, agregando valor em múltiplos aspectos.

"O esporte é fundamental para a vida de qualquer pessoa, especialmente de um jovem, porque fortalece a noção dele de cidadania, da legitimidade da ocupação dos espaços. Fortalece também valores que vão além do próprio corpo e que são vitais para o protagonismo, para uma trajetória diferente de vida, como o enlaçamento social, a disciplina e a resiliência, fundamentais no processo de ressocialização", comentou.

NOT-Formatura-IV-curso-intensivo-de-natação-proj-Corre-Legal--Giselle-da-Silva-Cyrillo
A subsecretária de Atendimento Socioeducativo de Minas Gerais, Giselle da Silva Cyrillo, conversou com os adolescentes e os parabenizou pela dedicação durante as aulas (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

O adolescente W.S.V, do regime de internação, contou como as aulas de natação o ajudaram:

"Foi muito bacana, eu aprendi bastante com o professor. Além disso, as aulas funcionaram como uma terapia. Antes de começar o curso, eu estava percebendo que meu psicológico não estava bom, e agora estou me sentindo bem melhor, mais leve", revelou.

O curso de natação passa a integrar o calendário regular de atividades do Projeto Corre Legal abertas aos adolescentes do sistema socioeducativo e à comunidade, reforçando o compromisso do Judiciário com o esporte, o lazer e a inclusão social.

As inscrições estão abertas e devem ser feitas por meio do formulário disponível na bio do Instagram do projeto (@projetocorrelegal).

Além da natação, o "Corre Legal" mantém disponíveis as inscrições gratuitas para aulas de tênis de mesa, oferecidas na Escola Municipal Poeint, no bairro Flávio Marques Lisboa, no Barreiro. Os interessados devem se inscrever pelo mesmo canal digital.

Além da juíza Andréa Mól e da subsecretária Giselle Cyrillo, a cerimônia de formatura também contou com a presença do assessor do vereador Wagner Ferreira, Luiz Soares.

Projeto Corre Legal

O projeto "Corre Legal" foi criado em agosto de 2020 por juízes da Vara Infracional da Infância e Juventude da capital, com o objetivo de utilizar o esporte como meio de reeducação social para jovens entre 12 e 18 anos.

A iniciativa executa as medidas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que ressaltam a importância de desenvolver uma prática educativa e esportiva como alternativa de desenvolvimento, além do aprimoramento das potencialidades dos jovens, especialmente no que diz respeito à postura ético-cidadã dentro da comunidade em que eles vivem.

O projeto teve início com a viabilização da participação dos adolescentes em corridas de rua, com foco em proporcionar uma atividade para que eles pudessem sair de dentro dos muros das instituições.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial

*