Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Conhecendo o Judiciário recebe universitários

Estudantes participaram de júri simulado com desembargador


- Atualizado em Número de Visualizações:

Um grupo de 200 alunos do curso de Direito do Centro Universitário Newton Paiva esteve na tarde de 9 de novembro no Edifício Sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), dentro das atividades do programa institucional Conhecendo o Judiciário. Sob a condução do desembargador Pedro Vergara, da 5ª Câmara Criminal, os estudantes participaram de um júri simulado no salão do Tribunal Pleno e solucionaram dúvidas sobre o funcionamento da Justiça.

noticia-3Juri-simulado.jpg
Atividade para seis turmas de universitários reproduziu um júri

O grupo aprendeu sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário, as entidades parceiras e suas respectivas atribuições. Também conheceram algumas novidades que vêm aperfeiçoando a prestação jurisdicional, como o processo judicial eletrônico (PJe) e as práticas de conciliação, que encontraram terreno fértil nos diversos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) de Minas e vêm reduzindo a litigiosidade no Estado.

Veja mais fotos no Flickr.

noticia-1Juri-simulado.jpg
Alunos simularam oitiva de testemunhas, entre outros atos

O desembargador Pedro Vergara frisou que atividades como esta são muito relevantes, pois extrapolam o estudo solitário e mostram, na prática, a realidade dos atos judiciais e o fazer diário. “Daí nasce a experiência do profissional. A doutrina é absorvida com maior proveito se, além de ler, observamos as pessoas desempenhando as funções e, posteriormente, exercitamos o que foi vimos. A interação com o outro consolida o aprendizado”, sintetiza.

noticia-Juri-simulado.jpg
O desembargador Pedro Vergara entremeou a condução do júri com explicações didáticas à plateia

Laura Maria Fernandes Lima, assessora do magistrado e professora de três das seis turmas presentes, destacou que o intercâmbio com o cotidiano da Justiça e o júri simulado propiciam aos alunos atividades práticas que contribuem para sua formação acadêmica e profissional, e permitem que eles exercitem o Direito antes de entrar no mercado profissional. Ela lembrou, ainda, que o desembargador que presidiu o júri foi promotor e procurador de justiça antes de ingressar na magistratura, tendo chegado ao ápice de ambas as carreiras.

O Conhecendo o Judiciário procura aproximar a comunidade da Justiça, por meio do contato com magistrados, servidores e profissionais da Justiça. Neste ano, o programa já atendeu a quase 6,5 mil pessoas, entre estudantes do ensino fundamental, médio e superior, idosos e outros públicos.

noticia-2Juri-simulado.jpg
Estudantes do 1º ao 8º período estiveram no auditório do Tribunal Pleno

Currículo

Pedro Coelho Vergara graduou-se em Direito em 1972 pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. No mesmo ano, tornou-se promotor de justiça, tendo passado pelas comarcas de Itanhomi, Carmo do Paranaíba, Manhumirim, Manhuaçu, Oliveira e Belo Horizonte. Em 1986, foi promovido a procurador de justiça.

Iniciou a carreira na magistratura em 1989, atuando nas comarcas de Perdões, Viçosa, Caratinga e Belo Horizonte. Foi juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça. Em 2006, tornou-se desembargador do TJMG. Paralelamente a suas atividades jurisdicionais, atuou também no magistério de 1986 a 2011, lecionando a disciplina de Direito Penal.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial