Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Conhecendo o Judiciário é lançado na comarca de Januária

Programa do TJMG atende à comunidade estudantil, entre outros grupos


- Atualizado em Número de Visualizações:

Os prédios dos fóruns, sejam eles construções mais austeras ou modernas, sempre despertaram a curiosidade do público em geral. É natural querer saber como a Justiça estrutura-se, como as audiências e os julgamentos são realizados, como o juiz atua, como é o ambiente dentro dos fóruns. Apesar de as pessoas, na maioria das vezes, procurarem os fóruns para resolver conflitos, dos mais diversos, esses espaços estão voltados também para a orientação, conciliação e aproximação com o cidadão, por meio de projetos e iniciativas sociais.  

 

Entre essas ações, está o programa Conhecendo o Judiciário do Tribunal de Justiça de |Minas Gerais (TJMG). Com edições na capital e no interior, o programa viabiliza visitas orientadas de estudantes e de outros grupos às dependências dos fóruns.  Na oportunidade, os alunos assistem a palestra sobre o funcionamento da Justiça e participam de júri simulado, entre outras atividades.

noticia1 conhecendo  o judiciario em januaria.jpg
Cerca de 15 alunos participaram da atividade em Januária

No último dia 5 de abril, o programa foi lançado oficialmente na comarca de Januária, com a presença de autoridades locais, diretores de escola, entre outros convidados. Na oportunidade, a juíza da 2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e Juventude e diretora do Foro, Bárbara Lívio, discorreu sobre os Órgãos do Poder, os motivos que levam as pessoas a procurar a Justiça, a atuação dos operadores do Direito, a carreira do juiz, o funcionamento do Tribunal do Júri, os benefícios da Conciliação entre outros temas. No mesmo dia, cerca de 15 alunos do ensino médio do Colégio Promove Bettel participaram de júri simulado.

 

Programa

 

Lançado em 1999, em Belo Horizonte, o Conhecendo o Judiciário tem como proposta informar sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário por meio de uma linguagem simples e acessível. Além da comunidade estudantil, o programa atende a associações, grupos de idosos, organizações privadas, entre outros. Para auxiliar as atividades, foram produzidas algumas publicações destinadas ao público infantojuvenil e ao público jovem e adulto. O programa conta, ainda, com um vídeo institucional sobre o Judiciário mineiro.

 

Por meio do Centro de Relações Públicas e Cerimonial (Cerp), a Assessoria de Comunicação Institucional do TJMG, responsável pelo programa, realizou, em 2017, em Belo Horizonte, 51 visitas orientadas ao TJMG e ao Fórum Lafayette. O programa também recebeu 52 turmas de universitários e nove grupos de idosos para palestras na instituição. 

 

 Outras ações

 

Também com a proposta de criar canais de aproximação entre o Judiciário e a sociedade, a Comarca de Patrocínio, por meio do juiz da 1ª Vara Cível, Walney Alves Diniz, recebeu, na última semana, os alunos do 9º ano da Escola Municipal Maria Izabel Queiroz Alves. A visita foi organizada pela 65ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Patrocínio, dentro do projeto Direito na Escola, no qual advogados ministram, voluntariamente, aulas de Direito e de cidadania na rede pública de ensino da cidade.

conhecendo-o-judiciario-patrocinio.jpg
Alunos da rede pública de Patrocínio foram recebidos pelo juiz Walney Alves

A Comarca de Patrocínio participa também do programa Justiça nas Escolas, idealizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que tem como objetivo debater temas como combate às drogas, bullying, violência nas escolas, evasão escolar, cidadania, com a participação de juízes, educadores, técnicos em psicologia e serviço social, alunos e pais.

 

Em Patrocínio, esse programa é coordenado pelo juiz da Vara Criminal e da Infância e da Juventude, Serlon Santos, e foi estruturado de forma a oferecer aos profissionais da educação do município ferramentas que os auxiliem a lidar com as questões da comunidade escolar.

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial