O Tribunal de Justiça de Minas Gerais, por meio da Coordenação de Relações Públicas (Cerp), que integra a Diretoria Executiva de Comunicação (Dircom), e com apoio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), concluiu, nesta segunda-feira (9/12), as atividades da segunda turma do curso de Formação de Multiplicadores para o Programa Conhecendo o Judiciário.
O programa, que completou 25 anos em 2024, é voltado ao público escolar, grupos de terceira idade e demais grupos organizados da sociedade civil. Consiste na realização de atividades presenciais nas unidades do TJMG ou em escolas, nas quais são apresentadas a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário em linguagem simples e adequada à escolaridade dos participantes.

Segundo a servidora Jênifer Rosa de Oliveira, da Cerp, docente e idealizadora do curso de formação de multiplicadores, para a criação da turma II foi enviado ofício aos Diretores de Foro de todo o Estado, solicitando que indicassem ao menos uma pessoa de cada comarca para fazer o curso.
“Dessa forma, foram mais de 200 participantes, entre os quais magistradas e magistrados, servidoras e servidores, terceirizadas e terceirizados e estagiárias e estagiários. A nossa ideia é que em todas as comarcas haja pelo menos uma pessoa para realizar as atividades do Programa Conhecendo o Judiciário, para atender a Portaria nº 6909/PR/2024, que regulamentou e trouxe n ovas diretrizes ao Conhecendo o Judiciário", disse.
Aulas
Também docente do curso, o coordenador de Publicidade da Dircom do TJMG, Gabriel Almeida, disse que, no decorrer da atividade, os servidores das comarcas são capacitados a receber alunas e alunos do programa, com orientações sobre o conteúdo de palestras a oferecer aos grupos, abordando aspectos como a divisão de poderes no país e a estrutura do Judiciário.
"Apresentamos ainda sugestões sobre como conduzir atividades como os julgamentos simulados, de forma interativa e lúdica para que crianças e adolescentes, por exemplo, se interessem pelo tema e estreitem os laços com o Judiciário. A ideia é criar nesse público a vontade, o desejo para que a justiça seja feita, e, quem sabe, fazer até com que alguns se interessem pela carreira na justiça ou no Direito", afirmou.
Balanço
Em 2024, o Programa Conhecendo o Judiciário do TJMG estabeleceu novo recorde de atendimentos, superando o número obtido no ano passado. Foram, ao todo, 14.330 pessoas atendidas, ante pouco menos de 12 mil em 2023 - até então, o ano de maior quantidade de ações, desde 1999.

Entre as atividades desenvolvidas, foram 93 visitas orientadas (Escolas Públicas e Privadas), com 7.959 alunos beneficiados; 51 visitas para universitários ao TJMG, com 2.724 discentes atingidos; 10 escolas visitadas por magistradas e magistrados, com público de 1.480 alunos; 14 visitas de grupos de pessoas da terceira idade, com 800 participantes.
No interior, 14 comarcas receberam visitantes no Conhecendo o Judiciário, com 1.419 participantes. Para 2025, a expectativa dos responsáveis pelo Programa é de expansão significativa da quantidade de pessoas beneficiadas nas comarcas mineiras, a partir da formação de multiplicadores iniciada em 2024.
"Para 2025 a gente espera que os multiplicadores consigam desenvolver as atividades no interior para que o Conhecendo o Judiciário atue em todo o Estado, como um parceiro das escolas e dos demais grupos da sociedade civil que nos procurarem", afirma a servidora Jênifer Rosa de Oliveira.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial