Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Comitiva do Tribunal de Justiça do Tocantins visita Central Lapidar e UAILab do TJMG

O TJTO está em fase de finalização de seu laboratório de inovação


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not---Visita-TJTO..jpg
Comitiva do TJTO em visita à Unidade Avançada de Inovação em Laboratório (UAILab) (Crédito: Divulgação/TJMG)

Uma comitiva do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) visitou, na sexta-feira (28/4), a Unidade Avançada de Inovação em Laboratório (UAILab) e a Central Lapidar de Monitoramento Integrado, Inteligência e Inovação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Os representantes do TJTO aproveitaram a presença na 10ª edição do Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Estadual (Enastic), sediado pelo TJMG, para conhecer as duas unidades.

Eles foram recebidos pelo juiz auxiliar da Presidência do TJMG e coordenador do UAILab, Rodrigo Martins Faria; pela gerente do Centro de Desenvolvimento e Acompanhamento de Projetos (Ceproj) do TJMG, Priscila Pereira de Souza; e pelo gerente do Centro de Informações para Gestão Institucional (Ceinfo) do TJMG, Luís Cláudio de Souza Alberto. 

O juiz auxiliar da Presidência do TJTO e coordenador do laboratório de inovação, Roniclay Alves de Morais, agradeceu a Justiça Mineira pela receptividade. “Nossa visita ao UAILab teve o propósito de compartilhar experiências. Estamos na fase de concretização do nosso laboratório de inovação e acreditamos que os problemas do judiciário se coincidem em vários pontos, então nada melhor do que buscar apoio com quem está um passo a nossa frente. Hoje o UAILab é uma referência nacional. Quero agradecer pela forma extremamente atenciosa com que fomos recebidos pelo UAILab e pela Central Lapidar”, disse.

A juíza auxiliar da Presidência do TJTO Rosa Maria Gazire Rossi fez um balanço positivo da visita e reiterou o rico aprendizado com esta troca recíproca entre os tribunais. “Esta experiência nos trouxe significativas informações, principalmente, no que diz respeito à composição interdisciplinar, ao fluxo de trabalho, ao valor de pertencimento no processo de criação e às parcerias fundamentais na resolução dos problemas complexos do Poder Judiciário, cujas respostas exigem humildade, desapego, linguagem simples, cooperação, união de vontades, inteligência emocional, além das técnicas de design thinking e design Sprint, utilizadas, conforme necessidade, para concretude de ações estratégicas em prol da sociedade”, afirmou.

Também integraram a comitiva o juiz diretor do Foro de Dianópolis, Rodrigo da Silva Perez Araújo; o coordenador de Gestão Estratégica, Estatística e Projetos (Coges) do TJTO, João Ornato Brito; a coordenadora da Assessoria Jurídica Administrativa da Diretoria Geral do TJTO, Ana Carina Mendes Souto; a diretora de Tecnologia da Informação do TJTO, Alice Carla de Sousa Setubal; o chefe de Divisão de Sistemas de Informação do TJTO, Ângelo Stacciarini Seraphin; o assessor de Tecnologia da Informação e Sistemas da Corregedoria-Geral de Justiça do TJTO, Afrânio Vilar Freire; e o coordenador de Correição Judicial do TJTO, Renato Alves Gomes.