Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Comitiva da Unicamp vem ao TJMG conhecer edital de contratação de startups

Representantes da universidade se interessaram pela experiência inédita do tribunal mineiro


- Atualizado em Número de Visualizações:

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) recebeu, nesta terça-feira (31/10), uma comitiva da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para repassar informações sobre o edital para contratação de startups realizado pela Corte mineira. A iniciativa baseia-se na lei complementar sobre o Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo Inovador e tem a finalidade de melhorar a gestão e a execução das atividades do tribunal. A comitiva foi recebida pela gerente do Núcleo de Apoio Técnico-Jurídico (Nutec), Juliana de Almeida Picinin,

Not---Reuniao-para-contratacao-de-Startup-pelo-TJMG.jpg
Representantes da Unicamp vieram conhecer a expertise do TJMG para contratação de startups em busca de soluções para os desafios da instituição (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

O edital do TJMG foi o primeiro sobre o tema a ser publicado no país e tem servido de referência para outros tribunais e instituições brasileiras. O modelo é considerado mais flexível, pois simplifica a fase preparatória da licitação e confere maior celeridade à gestão. 

A gerente do Nutec apresentou os principais pontos a serem observados para criação dos desafios propostos, administração de expectativas, dicas de como selecionar os membros para instaurar uma comissão responsável, assim como critérios de avaliação e remuneração, pois não se trata de uma licitação tradicional. 

Segundo Juliana Picinin, a Unicamp procurou o TJMG para compreender como foi feita, internamente, a construção do desafio e como foi a adoção do marco legal dentro da instituição.

“Sobre nossa experiência, estamos na fase de testes e avaliação. O procedimento foi subdividido em fases: primeiro existe um processo licitatório para se chegar a um contrato e o objetivo dele é testar soluções que o mercado propôs. No momento, estamos com duas soluções em fase de teste. Se gostarmos de alguma, ou mesmo das duas, podemos contratar o fornecimento sem precisar de um novo processo licitatório. O objetivo é investir em busca da melhor solução para os problemas que temos”, disse a gerente do Nutec.

Participaram da reunião o diretor adjunto de Administração da Unicamp, Cleber de Lima Palmieri; o coordenador de Planejamento e Projetos da Diretoria Geral de Administração (DGA) da Unicamp, Lucas Henrique Coutinho; o coordenador da divisão de TI da DGA, Newton de Almeida Prado Júnior; a coordenadora da Divisão de Contratos da DGA, Nayla Fabiana Zoccoler; o assistente da Divisão de Suprimentos da DGA, William Lima; a assistente técnica da Divisão de Contratos da DGA, Eliane Professor e a analista de Sistemas da Unicamp, Andrea Pio da Silva.

Na visão da diretora geral de Administração da Unicamp, Lina Amaral Nakata, a reunião foi extremamente produtiva e positiva. “Foi um encontro excepcional. Um aprendizado sem preço, pois a doutora Juliana abriu nossa visão sobre o processo. Traz muita segurança ver que uma instituição importante como o Tribunal de Justiça de Minas Gerais está fazendo algo que está dando certo. O incentivo e o encorajamento que ela nos deu foi fundamental também”, disse Lina Nakata.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial