A 1ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) enviou uma comitiva ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) para troca de experiências e aprendizado sobre a gestão processual no sistema de processo eletrônico eproc. O treinamento, realizado de 9 a 11/12, teve como foco principal a análise dos critérios para a revisão do cadastro e a distribuição de processos.
A diretora executiva de Suporte à Prestação Jurisdicional (Dirsup), Elena Vidigal, relatou que o objetivo da visita foi compreender a aplicação prática do sistema e identificar boas práticas a partir da experiência gaúcha. “Queremos aprender com os erros e acertos do TJRS, que implementou o eproc em 2018, e antecipar a realidade que enfrentaremos no TJMG”, afirmou.

Entre os principais aprendizados da visita, Elena Vidigal ressaltou a importância de gerenciar adequadamente diferentes aspectos relacionados ao uso do sistema. “Ficou claro que é necessário integrar a gestão processual, jurisdicional, de projetos e de pessoas para garantir o sucesso na utilização do eproc”, apontou.
Para o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos, a imersão da comitiva no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul representa mais um passo importante no processo de implementação do sistema eproc no Judiciário mineiro. “A troca de experiências com o TJRS, que já possui anos de expertise no uso do sistema, oferece uma oportunidade valiosa de identificar práticas bem-sucedidas e adaptar estratégias para uma transição mais eficiente e organizada no TJMG”, destacou.
A diretora de Gestão Processual (DIGEPROC) do TJRS, Sílvia Fraga, explicou que o treinamento priorizou práticas fundamentais para a gestão eficiente de processos, desde a distribuição inicial até o encerramento. “Apresentamos movimentações, localizadores, equilíbrio nas distribuições e estratégias para gestão da qualidade, além da organização estrutural da DIGEPROC e do Departamento Processual”, detalhou.
A comitiva
Além da diretora da Dirsup, a comitiva foi composta pelo gerente do Centro de Suporte Técnico ao Processo Judicial Eletrônico e demais Sistemas Eletrônicos de 2ª Instância (Cesupe), Gilberto Miranda, pelo gerente da Processamento Inicial (Geproc), Douglas Corgosinho; pela coordenadora de Triagem Processual (Cotri), Juliana Lages; pela coordenadora de Distribuição e Análise de Prevenção (Codipre), Luciana Mattos; pelo assessor técnico da Assessoria Técnica e Jurídica de Suporte à Prestação Jurisdicional (Assup), Getúlio Monacésio; pela assessora técnica da Assessoria Técnica e Jurídica de Padronização e Acompanhamento da Gestão Judiciária (Aspad), Claudia Paim; pela analista judiciário Anna Sofia Maciel; pela oficial judiciário do Centro de Padronização da Prestação Jurisdicional na 2ª Instância (Cepajur) Patrícia Mendes; pelo assistente de Processos de Sistemas Judiciais do Cesupe Rhuan Linhares; e pela analista de tecnologia da informação da Diretoria de Informática (Dirfor) Gisleide Werneck.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial