
O Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) apresentou nesta quinta-feira (6/10) para o presidente da Corte, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, e para os demais integrantes da Alta Gestão do TJMG, todos os projetos que estão sendo desenvolvidos na área de tecnologia pela Diretoria Executiva de Informática.
As reuniões do Comitê foram suspensas com a pandemia da Covid-19 e retomadas por determinação do presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho. A última reunião do Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação ocorreu em outubro de 2019. A partir de agora, os encontros deverão ocorrer mensalmente.
O objetivo do CTIC é assegurar a implantação de políticas e diretrizes voltadas ao aprimoramento da gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Também tem a função de identificar e alocar os recursos orçamentários, materiais e humanos para o atendimento das demandas de informática, de acordo com as diretrizes internas e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Otimismo
O corregedor geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior, considerou a reunião de grande importância para definir os rumos do TJMG na área de tecnologia da informação.
“A Alta Administração do Tribunal teve a oportunidade de conhecer a realidade da Informática do TJMG. Conhecemos os projetos que estão sendo desenvolvidos, o que nos deixa otimistas em alcançar resultados promissores em benefício de uma melhor prestação jurisdicional”, disse o corregedor geral Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior.
Ainda segundo o corregedor, o Tribunal, seus magistrados e servidores, dependem muito da informática. “Nossos processos são eletrônicos e nosso meio de trabalho é eletrônico. Temos o teletrabalho e acesso aos nossos sistemas realizados por profissionais como advogados, defensores e promotores. Tenho certeza de que esses novos projetos vão trazer muitos ganhos para o TJMG”, acrescentou.
O superintendente de Tecnologia da Informação do TJMG, desembargador André Leite Praça, lamentou o fato da pandemia ter impedido reuniões periódicas do CTIC, mas disse que os encontros voltarão a se realizar rotineiramente.
“Fizemos esta reunião para que a Diretoria Executiva de Informática do Tribunal apresentasse aos dirigentes quais são os projetos que estão em andamento e quais estão em concepção para que a Alta Direção do Tribunal possa deliberar sobre prioridades ou possíveis alterações”, afirmou o superintendente.
Projetos
A diretora executiva de Informática do TJMG, Alessandra da Silva Campos, disse que a reunião possibilitou traçar os rumos dos projetos desenvolvidos em várias áreas com o uso de novas tecnologias. “Apresentamos aqui projetos que foram solicitados pela Presidência, pelas vice-presidências, pela Corregedoria e pela própria Dirfor, e como está o andamento de cada um deles”, afirmou.
O juiz auxiliar da Presidência, Rodrigo Martins Faria, responsável pela área de tecnologia no Tribunal, disse que, dentre os vários projetos sob o guarda-chuva da Dirfor, merecem destaque o de renovação do parque tecnológico de microcomputadores.
Ele também destacou a conversão integral da infraestrutura para o sistema de armazenamento em nuvem, o que garante maior segurança, e a utilização da ferramenta “Assessor Robô”, que tem capacidade de ler um processo e de sugerir ao magistrado uma determinada decisão, baseado em decisões anteriores de outros processos.
Presenças
Participaram da reunião do Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur Filho; o 2º vice-presidente, desembargador Renato Luís Dresch; a 3ª vice-presidente, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta; o corregedor geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior; o superintendente de Tecnologia da Informação do TJMG, desembargador André Leite Praça; o juiz auxiliar da Presidência, Rodrigo Martins Faria; a juíza auxiliar da 1ª vice-presidência, Mônica Silveira; o juiz auxiliar da 2ª vice-presidência, Carlos Márcio Macedo; o juiz auxiliar da 3ª vice-presidência, Marcus Vinicius Mendes do Valle; o juiz auxiliar da Corregedoria, Marcelo Fioravante; a diretora da Dirfor, Alessandra da Silva Campos; e os servidores da Dirfor, Dalton Luiz, Mateus Cançado e Fabiano de Melo Mendes.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial