Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Comarcas do Vale do Jequitinhonha recebem visita técnica da 3ª Vice-Presidência

Foram visitadas as Comarcas de Medina, Pedra Azul e Jacinto


- Atualizado em Número de Visualizações:

A 3ª Vice-Presidência realizou, nos dias 11, 12 e 13/2, visitas técnicas presenciais aos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) das Comarcas de Medina, Pedra Azul e Jacinto, localizadas na região do Vale do Jequitinhonha.

Durante as atividades, foram apresentados serviços focados em cidadania e desjudicialização de conflitos, bem como compartilhadas boas práticas adotadas em outras localidades. Também houve padronização de procedimentos por meio do repasse de instruções de trabalho e de ajustes nos sistemas processuais.

Not--Visitas--Tecnicas--Medina--PedraAzul--Jacinto.jpg
Da esq. para a dir.:  a colaboradora do Cejusc Kelly Oliveira; o juiz coordenador do Centro, Arnon Argolo Matos Rocha; e os colaboradores do Seanup Samuel Duarte e Nataniane Souza ( Crédito: TJMG / Divulgação )

Medina

No Cejusc de Medina, coordenado pelo juiz Arnon Argolo Matos Rocha, a equipe da 3ª Vice-Presidência conheceu a rotina local, esclareceu dúvidas e orientou acerca do início das atividades do Posto de Atendimento Pré-processual (Papre), instalado na Comarca de Itaobim.

Além disso, foram alinhados pontos referentes aos fluxos de tramitação de procedimentos pré-processuais e à coleta de dados estatísticos.

Not--Visitas--Tecnicas--Medina--PedraAzul--Jacinto2.jpg
A juíza coordenadora do Cejusc de Pedra Azul, Nayra Karoline Guerino Biondo (centro); o estagiário do Centro Gustavo Virgens; o colaborador do Cejusc João Lucena; e os colaboradores do Seanup Samuel Duarte (dir.) e Nataniane Souza (centro) ( Crédito: TJMG / Divulgação )

Pedra Azul

A visita ao Cejusc de Pedra Azul, coordenado pela juíza Nayra Karoline Guerino Biondo, além de alinhar e padronizar os fluxos de trabalho para melhor atendimento às jurisdicionadas e aos jurisdicionados, foram apresentados à equipe os projetos passíveis de execução no Centro Judiciário, visando ampliar os atendimentos prestados aos demais municípios da comarca.

Jacinto

Na visita realizada ao Cejusc de Jacinto, coordenado pelo juiz Luiz Ricardo Alves Tavares, as equipes puderam dialogar sobre projetos como Oficinas de Parentalidade, Papres, mutirões e casamentos comunitários, além de outros tópicos.

Not--Visitas--Tecnicas--Medina--PedraAzul--Jacinto3.jpg
Da esq. para dir.: a colaboradora do Seanup Nataniane Souza; a colaboradora do Cejusc Rayana Moura; a estagiária do Centro, Lívia Alcantara; e o colaborador do Seanup Samuel Duarte ( Crédito: TJMG / Divulgação )

Visitas técnicas

Regulamentadas pela Portaria nº 3940/2022, da 3ª Vice-Presidência, as visitas técnicas objetivam o fortalecimento dos serviços prestados pelos Cejuscs, como também a disseminação de parcerias interinstitucionais, conforme preconizado nos incisos XI e XIII, artigo 2º, da Portaria Conjunta nº 1373/PR/2022, que instituiu o Programa Justiça Eficiente (Projef 5.0).

Além das comarcas eleitas pela própria 3ª Vice-Presidência para acompanhamento, juízas e juízes coordenadores de Cejuscs, que tenham interesse em receber visitas técnicas da equipe do Serviço de Apoio (Seanup) ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), podem fazer a solicitação por meio do e-mail “nupemec@tjmg.jus.br”.

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial