Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Comarcas aderem ao Conhecendo o Judiciário

Ribeirão das Neves e Salinas implantaram programa


- Atualizado em Número de Visualizações:
notica-conhecendo-salinas.jpg
Os alunos da Escola Municipal Angelita GVentura fizeram um simulado do Tribunal do Júri

O programa Conhecendo o Judiciário do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) foi à Comarca de Ribeirão das Neves levar informações sobre o Poder Judiciário mineiro aos alunos do 5º ano da Escola Municipal Angelita Guimarães Ventura . Ontem, 7 de junho, a equipe responsável se reuniu com os estudantes e mostrou o funcionamento da instituição. 

 

O evento, realizado no Salão do Tribunal do Júri do Fórum Desembargador Assis Santiago, teve reunião com servidores e funcionários, simulação de júri com os alunos e palestras do juiz diretor do foro, Eduardo Monção Nascimento, e da juíza da 2ª Vara Criminal e da Infância e da Juventude, Lívia Lúcia Oliveira Borba.

notica1-conhecendo-salinas.jpg
O diretor do foro, juiz Eduardo Monção Nascimento, ressaltou a importância da aproximação da Justiça com a população

Durante a palestra, o juiz contou que o maior problema da comarca é a violência doméstica, por isso a importância da aproximação da Justiça com a população. Outra preocupação da instituição, segundo ele, é com a formação adequada de crianças e adolescentes e com o combate da criminalidade. Para isso foram criadas inúmeras ações com escolas de Ribeirão das Neves.

 

Os magistrados lembraram o programa Justiça nas Escolas, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que a comarca tem realizado nos últimos anos. Segundo a juíza, o Conhecendo o Judiciário chegou em boa hora, pois vai otimizar todo o trabalho que já tem sido feito por lá. Durante a conversa com os alunos, eles ainda explicaram o significado do termo “ato infracional” e depois responderam diversas perguntas dos alunos, que ficaram interessados no tema.

 

Salinas

ConhecendoSalinas.jpg
Alunos da Escola Estadual Dr. Osvaldo Prediliano Santana aprenderam sobre o funcionamento do TJMG

Outro encontro aconteceu no dia 24 de maio, em Salinas. O evento foi realizado no Salão do Tribunal do Júri do Fórum Desembargador Dário Lins com um público aproximado de 60 pessoas.

 

Pela manhã, a juíza Erica Climene Xavier Duarte apresentou a palestra “Estrutura e Funcionamento do Poder Judiciário”, e à tarde foi realizado um julgamento simulado com a participação dos alunos da Escola Estadual Doutor Osvaldo Prediliano Santana, professores e servidores que atuam no Conhecendo o Judiciário na comarca.

 

O encontro teve a participação dos magistrados Irany Laraia Neto, diretor do foro, e Erica Climene Xavier Duarte, além da comunidade local, autoridades civis e militares, diretores de escolas, educadores e alunos, servidores e demais representantes de entidades locais.

 

Conhecendo o Judiciário

noticia-conhecendo-salinas.jpg
O técnico de som Gustavo Dias (à esq.), os juízes Erica Climene, que solicitou a  implantação do Programa, e Irany Laiara (ao centro), ladeados por Regina Marinho e Márcia Ribeiro, da equipe do Conhecendo o Judiciário

O programa visa apresentar a estrutura e o funcionamento do Judiciário, em linguagem acessível. Entre as ações estão visitas de magistrados às escolas e visitas do público externo ao TJMG e aos fóruns das comarcas. As atividades contemplam estudantes, grupos de terceira idade e outros grupos organizados da sociedade civil.

 

Lançado em março de 1999, no Parque das Mangabeiras, em Belo Horizonte, o Conhecendo o Judiciário atende a milhares de pessoas por ano. O objetivo é aproximar o Judiciário da população e contribuir para a formação da cidadania. O programa é uma realização do Centro de Relações Públicas e Cerimonial (Cerp) do TJMG.

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial