Incentivar a cultura do diálogo, contribuir para a pacificação social e estimular as formas autocompositivas na solução de conflitos. Com esse propósito, foi instalado mais um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), desta vez na comarca de Santos Dumont, na quarta-feira, 02 de agosto.
Prestigiaram a instalação Cejusc em Santos Dumont, o 3º vice-presidente e superintendente da Assessoria de Gestão de Inovação (Agin) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Saulo Versiani e a juíza diretora do foro da comarca, Maria Cristina de Souza Trúlio, entre outras autoridades.
O desembargador Saulo Versiani destacou que “o Cejusc procura aproximar o Judiciário e o cidadão na perspectiva de agilizar a solução de conflitos, sem muitas formalidades. Os métodos dialogais devem ser priorizados na busca da pacificação social”.
A juíza Maria Cristina de Souza Trúlio a implantação do Cejusc vai contribuir para que as partes e os cidadãos assumam o papel de protagonistas das suas próprias histórias, “por meio do restabelecimento da comunicação e com o reforço dos vínculos que os unem, possibilitando que eles ganhem autonomia e solucionem as demais divergências vindouras, já que impossível anulá-las”.
A magistrada ressaltou que a conciliação rompe o paradigma de que só o juiz pode decidir o que é certo ou errado. “Empoderamento para decidir sobre a sua própria vida. Esse é o maior papel que o Cejusc poderá desempenhar”, disse.
A juíza acrescentou que o Cejusc de Santos já iniciou o projeto Circuito pela Cidadania, que possui como missão levar um pouco de carinho, atenção e informação aos cidadãos, tendo como meta percorrer as comunidades, cidades e bairros mais carentes da comarca, promovendo a entrega de doações de agasalhos e de alimentos. A primeira iniciativa desse projeto é na Comunidade Quilombola e ocorrerá no dia 11 de agosto às 13h30.
Cejusc
Cejuscs são unidades da Justiça mineira que concentram as audiências e as sessões de conciliação e mediação, processuais e pré-processuais, e também o setor de cidadania. No setor de cidadania o cidadão tem acesso a informações sobre os locais onde poderá solucionar seu problema e sobre as melhores formas de resolvê-lo: conciliação e mediação.
No setor pré-processual são realizadas orientações e marcadas sessões de conciliação antes que haja um processo em tramitação no Poder Judiciário, buscando a resolução de conflitos de modo informal, gratuito e por meio de acordo. E, para o setor processual são encaminhados os processos que já estão no Judiciário para audiência de conciliação e mediação a pedido das partes.
Serviço
O Cejusc de Santos Dumont funcionará das 12h às 18h na sede do Fórum de Santos Dumont, na rua Galileu Fonseca, 113, Centro da cidade.
O evento
Acompanharam o evento, a desembargadora Selma Maria Marques de Souza; os juízes da comarca de Santos Dumont, Ivanete Jota de Almeida e Marcelo Alexandre do Valle Thomaz; o juiz diretor do Foro da comarca de Barbacena, Alexandre Verneques Soares; o prefeito municipal de Santos Dumont, Carlos Alberto de Azevedo; o vice-prefeito Gerson Guedes Rabello; os promotores Roger da Silva Aguiar e Flávio Barra Rocha; a defensora pública, Luciana Mourão Rezende; o presidente da 29ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Sandro Vilela Damasceno; o comandante do 4º Esquadrão de Cavalaria do Exército, capitão Bruno Lopes; o comandante da 63ª cia. da Polícia Militar de Santos Dumont, major Nélio Bertolino Condé, entre outros.
Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920