
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, promoveu, no dia 29/8, durante o “Agosto Lilás” e a 30ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, promovida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), atividade voltada à conscientização sobre a violência doméstica e familiar contra as mulheres.
A Semana é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que mobiliza os Tribunais de Justiça do País com objetivo de acelerar o julgamento de processos de violência doméstica e familiar contra a mulher, além de fomentar maior conscientização acerca do tema. Realizada anualmente, a Semana faz parte da mobilização pelo aniversário da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) e integra a campanha "Agosto Lilás", instituída pela Lei nº 14.448/2022, que busca reforçar medidas de combate à violência de gênero.
Com o propósito de fortalecer o diálogo sobre os temas, o Cejusc da Comarca de Minas Novas, em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Minas Novas e a Rede Socioassistencial do Município de Turmalina, promoveu, no dia 29/8, um encontro com a população, incluindo vítimas de violência doméstica. O objetivo foi refletir coletivamente sobre os avanços e desafios relacionados aos direitos das mulheres.

Segundo o juiz coordenador do Cejusc da Comarca de Minas Novas, Thiago Colombo Brambilla, o encontro foi um marco significativo na união de esforços institucionais e sociais.
“Um dos pontos altos, que merece especial menção, foi a composição de uma histórica mesa de autoridades formada exclusivamente por mulheres. Tivemos a honra de reunir, lado a lado, representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como das lideranças das Polícias Civil e Militar. Essa formação simbólica enviou uma mensagem clara e poderosa: a luta pela segurança e dignidade da mulher é uma pauta prioritária e unificada em todas as esferas de poder local.”
O magistrado destacou a presença da delegada Kiria Orlandi, titular da Delegacia Especializada da Mulher de Diamantina: “Com sua vasta experiência, Kiria Orlandi nos presenteou com uma palestra esclarecedora, abordando os desafios práticos da aplicação da Lei Maria da Penha e as estratégias de enfrentamento à violência de gênero, inspirando a todos os presentes com seu conhecimento técnico e sua dedicação à causa.”

Segundo o juiz Thiago Colombo Brambilla, o momento de maior emoção e impacto foi o testemunho de dona Betinha, matriarca do Quilombo Macuco, em Minas Novas.
“Com uma força admirável, ela dividiu conosco sua trajetória pessoal, relatando a dolorosa experiência com a violência doméstica e, mais importante, seu processo de superação. Seu relato, carregado de verdade e resiliência, humanizou as estatísticas e tocou profundamente a todos, reforçando a urgência de mantermos canais de acolhimento abertos e eficazes.”
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial