No último sábado, 22 de junho, a pequena cidade de Dores de Guanhães, a 65 km de distância da sede da comarca de Guanhães, foi movimentada pelas diversas atrações do “Dia da Cidadania”. Essa iniciativa do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) local, contou com o apoio da Prefeitura Municipal, do Ministério Público, da Defensoria Pública e das Polícias Civil e Militar.
Os cidadãos participaram de atividades educacionais e recreativas. Também foram realizados 350 atendimentos de emissão de carteiras de identidade, confecção de títulos de eleitor e cadastramento biométrico.
Uma tenda foi montada na praça Manoel Ferreira Campos, para atendimento à população pelo setor pré-processual do Cejusc, com a participação de estagiários, da assessoria judicial da comarca e da defensora pública Luísa Pacheco de Melo Souza. A comunidade foi contemplada ainda com atendimento médico, cortes de cabelo e atividades recreativas para as crianças.
Para o coordenador do Cejusc de Guanhães, juiz Leonardo Guimarães Moreira, essa ação promoveu cidadania e qualidade de vida para a população de Dores de Guanhães. Segundo o magistrado, as parcerias firmadas foram responsáveis pelo êxito do evento e pelo acesso da população à Justiça.
“Eu senti que prestamos à população serviços públicos em sua verdadeira essência. Foi muito gratificante! Já estamos preparando a criação de um setor pré-processual na cidade, com a possibilidade de treinamento de voluntários locais pela Escola Judicial desembargador Edésio Fernandes (Ejef)”, disse o juiz.
Cejuscs
Os Cejuscs são espaços do Judiciário que apostam no diálogo como a principal ferramenta para a solução de conflitos. Neles, concentram-se as audiências de mediação e conciliação, pré-processuais (antes de o conflito se tornar um processo na Justiça) e processuais (em qualquer fase da ação judicial). Quando as partes chegam a um acordo, este é homologado pelo juiz responsável pela unidade e passa a ter valor de sentença.
O Cejusc abriga também o setor de cidadania, que oferece orientações e informações aos cidadãos. A Resolução 661/2011 do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) prevê a criação dos Cejuscs em todas as comarcas do estado. A coordenação dos centros judiciários, bem como do programa Justiça Itinerante, fica a cargo da 3ª Vice-Presidência do TJMG, por meio da Assessoria da Gestão da Inovação (Agin). Os Cejuscs já são mais de cem unidades em Minas.
Serviço
O Cejusc de Guanhães funciona no fórum da comarca, na avenida governador Milton Campos, 2619. Centro - Cep: 39.740-000 – (33) – 3421-1523.
Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial