Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Comarca de Bambuí debate saúde mental e seus impactos no trabalho

Oficina foi ministrada por médico e psicólogos do TJMG


- Atualizado em Número de Visualizações:
Bambui_noticia.jpg
Comarca de Bambuí, na região Oeste do Estado, recebeu oficina sobre saúde mental (Crédito: Tiago Firmino Boaventura de Oliveira)

Uma parceria da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e da Diretoria Executiva de Administração de Recursos Humanos (Dearhu), por meio da Gerência de Saúde no Trabalho (Gersat), viabilizou, no dia 18/3, a realização, pela primeira vez, de uma ação educacional sobre bem-estar e os efeitos do adoecimento na atividade profissional na Comarca de Bambuí, no Oeste de Minas.

Realizada no Salão do Júri do Fórum Amaziles Silva, a oficina "Saúde Mental e seus Impactos no Trabalho" envolveu o psiquiatra Fabrício Silva Gomes, que está à frente da Coordenação de Vigilância no Trabalho (Covigi); o psicólogo Victor Thiago de Aguiar, da Coordenação de Desenvolvimento de Competências Humanossociais (Codhus) da Ejef; e a coordenadora do setor, a psicóloga Marília Miranda de Almeida.

Além de toda a equipe da Comarca, estimada em cerca de 30 pessoas, estiveram presentes aos trabalhos: o juiz diretor do Foro de Bambuí, Pedro dos Santos Barcelos; o coordenador do Núcleo Regional da Ejef de Formiga, ao qual a Comarca de Bambuí pertence, Fábio Gabriel Magrini Alves.

O objetivo da capacitação foi informar sobre fatores de adoecimento, sintomas característicos de condições mentais e possíveis terapias e tratamentos. Além disso, a formação buscou motivar os participantes a adotar atitudes e condutas que contribuam para a construção de um ambiente emocionalmente saudável nos respectivos postos de trabalho, possibilitando melhorias na qualidade de vida e, por consequência, aprimorando a prestação jurisdicional.

O médico e os psicólogos discorreram sobre aspectos conceituais da saúde mental sob a perspectiva biopsicossocial da Organização Mundial da Saúde (OMS), abordando os transtornos mentais mais comuns no cenário do judiciário estadual mineiro e seus fatores precipitantes, o diagnóstico do transtorno mental e as perspectivas de tratamento segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), bem como medidas de prevenção e tratamento dessas enfermidades.

Durante a oficina, os participantes conversaram sobre as rotinas e tarefas cotidianas, desafios e boas práticas, e levantaram, em grupo, sugestões para favorecer o bem-estar individual e coletivo no trabalho.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial