O Núcleo de Voluntariado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) realizou a entrega, na Comarca de Abre Campo, na Zona da Mata mineira, de itens arrecadados pela Campanha "Solidariedade Aquece o Frio e os Corações", entre os dias 17 e 30/6. Por meio da mobilização, a Comarca arrecadou dezenas de cobertores e mantas que foram destinadas a duas instituições que trabalham com pessoas em situação de vulnerabilidade.
Segundo a superintendente do Núcleo de Voluntariado do TJMG, desembargadora Maria Luíza de Marilac Alvarenga Araújo, a iniciativa mobilizou a atenção da sociedade para a necessidade de doação de cobertores e mantas durante o inverno. "As ações do Núcleo têm como foco sensibilizar para a importância de ajudarmos as pessoas em situação de vulnerabilidade. Durante o inverno existe uma demanda grande para a arrecadação de cobertores, tanto para pessoas em situação de rua, quanto para instituições que acolhem indivíduos em situação de vulnerabilidade", afirmou.

A desembargadora ressaltou ainda a importância da participação das comarcas na campanha: "É muito importante o engajamento das comarcas nas campanhas realizadas pelo Núcleo do Voluntariado. Temos uma grande população em Minas Gerais que precisa dessa atenção e cuidado, e ver a mobilização de magistradas e magistrados, servidoras e servidores em prol dessas iniciativas, como no caso de Abre Campo, é algo muito relevante".
As arrecadações da Comarca de Abre Campo foram destinadas à Associação de Amparo à Velhice (AAVE) e à Casa de Acolhimento Institucional Vida e Esperança (Caive), que trabalha com crianças e adolescentes vítimas de negligência, maus-tratos, crueldade, exploração e/ou abuso sexual.
A coordenadora e enfermeira da AAVE, irmã Gislene Ramos de Queiroz, recebeu os 20 cobertores e mantas enviados para a instituição. Já os nove cobertores e mantas direcionados para a Caive foram recebidos pela coordenadora substituta do local, a assistente social Luciana da Conceição de Oliveira..
Campanha
Em Belo Horizonte, o Núcleo de Voluntariado do TJMG realizou, no dia 1/8, uma cerimônia de entrega simbólica dos itens arrecadados. As instituições beneficiadas foram: Pastoral de Rua da Arquidiocese de Belo Horizonte; o Movimento Nacional das Pessoas em Situação de Rua; a Comunidade Renovada Santo Antônio de Pádua (Cresap); e o Sopão Solidário.
Sobre o Núcleo
O Núcleo de Voluntariado do TJMG foi criado em agosto de 2016, por meio da Portaria Conjunta nº 543/2016, da Presidência. O objetivo é incorporar a cultura do voluntariado à realidade do Tribunal, beneficiando a sociedade por meio de ações coordenadas de caráter humanitário, que mobilizem os recursos e parceiros necessários. O Núcleo também pretende contribuir para a consolidação da Rede de Voluntariado do Estado de Minas Gerais. Para outras informações, acesse a página do programa no Portal TJMG.
Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2800
forumbh.imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial