
O Colégio de Servidores de Belo Horizonte se reuniu, nesta segunda-feira (17/4), com o juiz diretor do Foro da capital, Sérgio Henrique Cordeiro Caldas Fernandes, para discutir virtualização de processos, atendimento humanizado à população no Fórum Lafayette e detalhes sobre transferência de todos os setores do fórum da capital, que deve ocorrer ainda neste semestre por causa da ampla reforma do Edifício Milton Campos, no Barro Preto, em BH.
O Colégio de Servidores é um órgão consultivo da Direção do Foro e tem como atribuição contribuir com o juiz diretor do foro em questões relacionadas ao funcionamento dos serviços judiciários e dos serviços auxiliares da comarca. O colegiado é composto por gerentes das unidades judiciárias, representantes de cada tipo de competência jurisdicional e pelos gestores dos serviços auxiliares.
O juiz diretor do Foro, Sérgio Henrique Caldas, destacou a importância do Colégio de Servidores para a administração da Justiça Comum na capital. “O colégio é o canal perfeito para apresentarmos, de forma ágil e rápida, e recebermos também, as ideias, inovações e sugestões dos gestores”, disse. O magistrado também frisou a importância de os participantes repassarem as informações debatidas no encontro para as respectivas equipes de trabalho.
Dentre as ações inovadoras apresentadas no encontro, o juiz diretor ressaltou a implantação no Fórum Lafayette do atendimento humanizado à população e a Central de Pesquisa Patrimonial. Ele também citou as atividades da Central de Triagem e da Central de Recuperação de Ativos, que deve iniciar os trabalhos brevemente.
A coordenadora do gabinete da Direção do Foro, Vanessa Costa, e o titular da Gerência de Controle de Bens e Serviços (Gecobes), Israel Tomaz Ferreira, falaram sobre a virtualização de processos e sobre ações e cronograma da transferência de varas e setores que ainda funcionam no fórum da capital para os prédios na Avenida Augusto de Lima. 1.234, e Rua Mato Grosso, 468 (antigo Fórum Trabalhista), por causa da reforma do Fórum Lafayette. Eles apresentaram detalhes sobre as instalações e falaram sobre a infraestrutura que estará disponível nos dois novos endereços.
Em razão da mudança, vários setores já estão funcionando em outros endereços. O Centro de Reconhecimento de Paternidade (CRP), a Vara de Registros Públicos, as quatro varas de Sucessões e Ausências e a Vara Agrária de Minas Gerais e de Acidente de Trabalho estão funcionando na av. Afonso Pena, 2.300, no Centro. A Vara Cível da Infância e da Juventude está funcionando na rua Jaceguai, 208, 5º andar, no bairro Prado. Já o Setor de Atermação dos Juizados Especiais está na av. Francisco Sales, 1.446, no Santa Efigênia.
Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2800
forumbh.imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial