Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

CNJ promove Fórum Permanente de Auditoria do Poder Judiciário 2025

Evento reuniu auditores de tribunais de todo País para fortalecer práticas de controle interno e governança


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not---Forum-Permanente-de-Auditoria-do-Poder-Judiciario-2025-3.jpg
O evento realizado na sede do CNJ reuniu representantes das unidades de auditoria interna de diversos tribunais brasileiros (Crédito: Secaud / TJMG / Divulgação)

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promoveu, em Brasília (DF), nos dias 30/7, 31/7 e 1º/8, a edição 2025 do Fórum Permanente de Auditoria do Poder Judiciário. O evento reuniu representantes das unidades de auditoria interna de diversos tribunais brasileiros.

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) foi representado pela auditora responsável pela Secretaria de Auditoria Interna (Secaud) e integrante do Comitê de Governança e Coordenação do Sistema de Auditoria Interna do Poder Judiciário (Siaud-Jud), Maria Cristina Monteiro Ribeiro Cheib; e pelos servidores da Secaud Fabrício dos Reis Santos, Lívia de Souza Marotta, Rosiane Souza Carvalho e Silas Gonçalves Xavier.

O objetivo do evento foi debater temas práticos e teóricos relacionados à atividade de auditoria, além de difundir as melhores práticas adotadas pelos órgãos públicos, elevando o conhecimento dos servidores do Poder Judiciário para um patamar que permita a constante melhoria da avaliação dos processos de gerenciamento de riscos, de controles internos, de integridade e de governança.

Foram realizadas mesas redondas e apresentação de estudos de caso sobre experiências dos tribunais na realização de auditorias e o caminho para a qualidade na auditoria interna. No encerramento, ocorreu a entrega do Prêmio Auditoria Geração de Valor – Edição 2025.

A comitiva do TJMG participou da mesa redonda "Experiências dos tribunais na realização de auditorias na gestão da área-fim dos tribunais", falando sobre a destinação de recursos oriundos de penas pecuniárias.

Not---Forum-Permanente-de-Auditoria-do-Poder-Judiciario-2025-4.jpg
Os servidores Lívia Marotta e Fabrício Santos participaram da mesa redonda "Experiências dos tribunais na realização de auditorias na gestão da área-fim dos tribunais" (Crédito: Secaud / TJMG / Divulgação)

Segundo a servidora Lívia Marotta, foi muito gratificante estar ao lado de colegas de outros tribunais do País que desenvolvem trabalhos significativos.

"O objetivo da nossa apresentação foi mostrar esse tema relativamente novo. Historicamente, os exames e as auditorias têm se concentrado na área administrativa dentro dos tribunais. Então, mostramos como é possível e importante tratar da área-fim para auxiliar quem faz a prestação jurisdicional. O encontro foi muito enriquecedor e trouxe ideias para novas práticas com profissionais de outras cortes."

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial