Nesta quinta-feira, 27 de abril, o Cineclube TJ exibe Janela Indiscreta (Rear Window), filme dirigido e produzido por Alfred Hitchcock, em 1954. A sessão será comentada pela servidora Silvana Alves Simões. A obra é baseada no conto homônimo de Cornell Woolrich.
O longa-metragem conta a história de Jeff (interpretado por James Stewart, que também participou de Festim Diabólico, do mesmo realizador), um fotógrafo cuja perna engessada o obriga a ficar trancafiado em seu apartamento, na área residencial Greenwich Village, em Nova York.
Para amenizar o ócio, Jeff passa a acompanhar o cotidiano de seus vizinhos com uma lente teleobjetiva. Através dela, o telespectador acompanha a vida de uma mulher solitária que fala sozinha, uma bailarina, um pianista nada inspirado, um casal de meia-idade e um vendedor que Jeff suspeita ter matado a mulher inválida.
O suspense está na ânsia de Jeff para provar a teoria do assassinato. Os espectadores também sofrem durante a investigação, porque as pistas são dadas aos poucos. Além disso, assim como quem assiste ao filme é um observador passivo, pois não pode interferir nos acontecimentos, o protagonista do filme também é apresentado nessa situação. Hitchcock utiliza técnicas como montagens, o uso de vários planos e a aceleração do tempo, prendendo a atenção do telespectador do início ao fim.
Grace Kelly interpreta Lisa, a namorada do protagonista. Integrante da alta sociedade, ela dedica-se completamente ao fotógrafo, embora a relação deste com a socialite tenha algumas arestas. À medida que Hitchcock apresenta a interação deles, é possível compreender que o desdém de Jeff, na verdade, é uma forma de ele esconder o que sente por Lisa.
A inteligência, a coragem e a independência de Lisa desafiam o estereótipo cinematográfico comum à época, que desenhava as mulheres como frágeis e dependentes. Na investigação contra o vizinho, o fotógrafo conta ainda com a ajuda da enfermeira Stella (Thelma Ritter), que não esconde o que pensa.
Curiosidade: uma das marcas registradas do diretor, Hitchcock aparece no filme aos 26 minutos, enquanto ajusta o relógio do compositor que mora em frente ao prédio de Jeff.
A obra recebeu o Prêmio Edgar Allan Poe, por melhor roteiro (John Michael Hayes), e distinção do Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, de melhor atriz (Grace Kelly). Além disso, foi indicado ao Oscar nas categorias direção, roteiro, fotografia colorida e som.
Serviço
Janela Indiscreta
27 de abril, 19h
Auditório da Corregedoria
Rua Goiás, 253, Centro, Belo Horizonte/MG
Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial