Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Cinco câmaras cíveis e criminais iniciam julgamentos na sede

Presidente Herbert Carneiro participou de sessão em 21/06 e falou sobre unificação


- Atualizado em Número de Visualizações:

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Herbert Carneiro, participou hoje, 21 de junho, da sessão de julgamentos da 4ª Câmara Criminal. Durante a abertura da sessão, ele manifestou-se acerca da unificação dos trabalhos das câmaras cíveis e criminais na sede da Avenida Afonso Pena.

 

Começaram esta semana os julgamentos nos novos plenários. Assim, o funcionamento dos cartórios, dos gabinetes e das sessões de julgamento, antes dividido entre as Unidades Goiás e Raja Gabaglia, se concentrou em um único prédio.

 

Durante a sessão, o magistrado falou sobre o momento histórico vivido pelo Tribunal, com o funcionamento em um mesmo espaço. “A divisão do trabalho em dois prédios era disfuncional. Isso ficava claro durante os plantões, quando o magistrado atuava em um prédio, e o cartório responsável estava em outro. Por isso, a unificação passou a ser uma meta a ser alcançada”, explicou.

noticia-primeira-sess_o-nova-sede.jpg
Desembargador Herbert Carneiro saúda pares em início de sessões no Edifício Sede

O presidente falou sobre a importância da unificação para a comunidade jurídica e para a sociedade. “Temos as condições necessárias ao adequado exercício da cidadania. Que, valendo-nos da funcionalidade de agora, possamos corresponder à expectativa do cidadão, que tem no Judiciário a sua esperança”, afirmou. O desembargador acredita que as boas condições das novas dependências vão contribuir para que todos trabalhem com mais disposição e compromisso. "Tudo isso vai redundar em uma boa prestação jurisdicional", declarou. 

 

Esforço

 

O desembargador Herbert Carneiro falou ainda sobre a necessidade de reconhecer o esforço de diversos magistrados para que o funcionamento do TJMG no novo prédio se concretizasse. Por isso, agradeceu a todos os envolvidos nesta e nas gestões anteriores. Para ele, a unificação dos trabalhos só aumenta a respeitabilidade do Tribunal, fortalecendo sua atuação.

 

Os desembargadores que participavam da sessão de julgamento da 4ª Câmara Criminal – Corrêa Camargo, Eduardo Brum, Júlio Cezar Guttierrez e Doorgal Andrada – também se manifestaram, cumprimentando o presidente pelos esforços para concretizar a unificação das atividades no prédio. Um advogado e um representante dos serventuários da Justiça também foram à tribuna para manifestar a satisfação com as novas instalações, destacando que as mudanças vão trazer não apenas mais comodidade, mas celeridade para os trabalhos.

 

Nos novos plenários, amanhã, quinta-feira, 22 de junho, às 9h, será realizada a sessão da 8ª Cível (plenário 6) e, às 9h30, da 7ª Criminal (plenário 2). Às 13h30, 22 de junho, às 9h, terá lugar a sessão da 8ª Cível (plenário 6) e, às 9h30, da 7ª Criminal (plenário 2). Às 13h30, serão realizados os julgamentos da 2ª Criminal (plenário 1), 3ª Cível (plenário 3), 5ª Cível (plenário 5), 13ª Cível (plenário 7), 15ª Cível (plenário 9) e 17ª Cível (plenário 10).

 

As sessões de julgamento na sede da Avenida Afonso Pena começaram na última terça-feira, 20 de junho. No primeiro dia, as sessões ocorreram na 1ª, 2ª, 6ª e 9ª Câmaras Cíveis, e na 1ª, 3ª, 5ª e 6ª Câmaras Criminais. Hoje, as sessões foram da 1ª Seção Cível, da 11ª, 12ª e 16ª Câmaras Cíveis, além da 4ª Criminal.

 

Nas demais câmaras, não houve sessão presencial esta semana.

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG 
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial