O projeto Cejusc Itinerante, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais, promoveu mais uma ação, em 7/3. Dessa vez, a iniciativa foi realizada no município de Ouro Verde de Minas, pertencente à Comarca de Teófilo Otoni, região Nordeste do Estado. Os cidadãos usufruíram de serviços de diversas naturezas, como cadastro de tarifa social da Cemig e Copasa, emissão de documento, informações sobre Direito da Mulher, atualização vacinal, formalização de MEI, baixa de documentação, alteração cadastral, parcelamento de débitos, emissão de boletos, declaração anual de imposto de renda, entre outros.

Foram realizadas três sessões de conciliação pré-processual e celebrados dois acordos; um sessão de conciliação processual e um acordo, além de 44 atendimentos prestados pelo setor de cidadania do Cejusc de Teófilo Otoni, coordenado pelo juiz Maurício Simões Coelho Júnior.
Moradores da cidade, como Elizethe P. da Silva, expressaram satisfação em razão da realização do evento: “As conciliadoras são muito educadas. O evento foi ótimo. Fundamental para mim, pois o meu processo já estava há 11 meses no fórum e o caso não se resolvia. Na justiça demora demais e, hoje, foi tudo resolvido. Já tem pessoas perguntando quando que terá novamente esse evento aqui em Ouro Verde”, disse.
Mauro Alves de Souza também usufruiu dos serviços ofertados. Segundo ele, “foi um avanço muito grande o Cejusc Itinerante estar presente em Ouro Verde". "Tem coisas pequenas que precisam ser feitas, mas que são muito desgastantes. Porém, quando você tem a oportunidade de resolver com a conciliação, por meio de diálogo, e, principalmente, sem ter que viajar até Teófilo Otoni, é ótimo. As pessoas aqui, talvez não tinham perspectiva de quando o Juiz poderia resolver seu problema, mas, hoje, várias pessoas estão resolvendo seus problemas aqui em Ouro Verde”, afirmou.
Durante o evento, a Administração Municipal confirmou que os trâmites para a instalação de um Posto de Atendimento Pré-Processual (Papre) na localidade já foram iniciados.

Trabalho intenso
O coordenador do Cejusc da Comarca de Teófilo Otoni, juiz Maurício Simões Coelho Júnior, também expressou satisfação em participar do evento. “A realização do projeto do Cejusc Itinerante em Ouro Verde de Minas-MG foi gratificante, de extrema importância para a comunidade. É algo que aproxima o Poder Judiciário do cidadão, principalmente no caso específico dos que residem distante da sede da comarca. Além disso, a descentralização do atendimento, e sendo ele próximo da comunidade, facilita o acesso da sociedade à justiça, pois possibilita o atendimento próximo de suas residências, permitindo a resolução de suas demandas”, afirmou o magistrado.
Parceiros
Além do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, estiveram presentes na iniciativa os parceiros: Prefeitura Municipal, Cemig, Copasa, Centro de Referência de Direitos Humanos – CRDH, Cartório de Registro Civil do Município, Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais (Recivil), Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, Defesa Civil, Emater, Secretaria Municipal de Saúde, Sebrae e polícias Civil e Militar.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial