Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Cejusc especializado em ações de família realiza a primeira reunião

Cejusc Família, da 3ª Vice-Presidência, é coordenado pela desembargadora Teresa Cristina da Cunha Peixoto


- Atualizado em Número de Visualizações:
not--Reniao-Cejusc.jpg
Desembargadora Teresa Cristina Peixoto e desembargadores aposentados Elias Camilo e José Washington Ferreira irão compor o Cejusc Família ( Crédito : Riva Moreira/TJMG )

A primeira reunião do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania para demandas de direito de família da Justiça de Primeiro e Segundo Graus (Cejusc Família), do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), foi realizada nesta segunda-feira (8/8). O encontro foi conduzido pela desembargadora Teresa Cristina da Cunha Peixoto, designada para exercer a função de coordenadora do Cejusc Família e que terá o juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência, Marcus Vinícius Mendes do Valle, como adjunto.

A reunião contou ainda com a participação dos desembargadores aposentados Elias Camilo Sobrinho e José Washington Ferreira da Silva, que irão atuar como magistrados conciliadores. 

Segundo a desembargadora Teresa Cristina da Cunha Peixoto, conflitos da área do direito de Família poderão ser resolvidos de forma rápida e mais satisfatória para as partes envolvidas. “O Cejusc Família irá simplificar os procedimentos e abreviar a tramitação dos processos, promovendo maior agilidade para a prestação jurisdicional. É uma oportunidade das partes participarem diretamente da solução dos problemas e fazerem concessões em prol de um bem maior, que é a pacificação do conflito”, disse.

A desembargadora informou que o Cejusc vai receber processos encaminhados pelos magistrados das câmaras do TJMG especializadas em Direito de Família. “Quando a desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta tomou posse na 3ª vice-presidência ela determinou a implementação do Cejusc Família, para que possamos dar uma satisfação mais célere à sociedade. Vou dividir a responsabilidade com desembargadores experientes, que irão usar toda a experiência adquirida em anos de magistratura para ajudar na busca da solução dos conflitos, por meio da mediação e conciliação. Tenho a certeza que o novo Cejusc será um sucesso, vamos prestar a jurisdição da melhor forma possível”, salientou.

Cejuscs

Os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania, instituídos pela Resolução 661/2011 em todas as comarcas do estado, são unidades do Poder Judiciário que concentram a realização das audiências e sessões de conciliação e mediação, processuais e pré-processuais, bem como o serviço de atendimento e orientação ao cidadão. Atualmente, todas as 298 comarcas mineiras possuem Cejuscs instalados.

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial