Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Cejusc é inaugurado em Esmeraldas

Em até seis anos, todas as comarcas de Minas contarão com o trabalho dos Cejuscs


- Atualizado em Número de Visualizações:

Foi inaugurado na manhã desta terça-feira, 27 de agosto, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), na Comarca de Esmeraldas. O Cejusc terá como coordenadora a juíza Fernanda Campos Lana Alves.

noticia-cejusc-Esmeraldas1.jpg
A juíza Fernanda Lana Alves discursa na solenidade de inauguração do Cejusc de Esmeraldas

A 3ª vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargadora Mariangela Meyer, compareceu à solenidade e disse que, desde 2012, com a inauguração do primeiro Cejusc de Minas na Comarca de Belo Horizonte, várias demandas têm sido resolvidas por meio da conciliação, seja no âmbito pré-processual seja no processual.

noticia-cejusc-Esmeraldas2.jpg
"A conciliação é uma forma eficaz de resolução de conflitos", afirmou a 3ª vice-presidente do TJMG, Mariangela Meyer  

“O trabalho desenvolvido nos Juizados Especiais e nos Cejuscs vem demonstrando que a conciliação é uma forma eficaz de resolução de conflitos e que a atuação de conciliadores e juízes leigos tem-se mostrado eficiente instrumento para promover a conciliação como equivalente jurisdicional e, consequentemente, desafogar o Judiciário”, afirmou a 3ª vice-presidente.

"Importante destacar que os meios alternativos para solução dos conflitos não são incompatíveis com o acesso à Justiça e com a prestação jurisdicional feita pelo Poder Judiciário, mas, sim, que são duas faces da mesma moeda, na medida que ambos se relacionam e se apoiam mutuamente. Hoje, na Comarca de Esmeraldas, damos o primeiro passo dessa caminhada rumo à construção de uma nova mentalidade e cultura jurídica. Espero que sejamos bem-sucedidos", avaliou a juíza coordenadora do Cejusc, Fernanda Campos Lana Alves.

noticia-cejusc-Esmeraldas.jpg
O Cejusc de Esmeraldas representa o primeiro passo rumo à construção de uma "nova mentalidade e cultura jurídica", afirmou a juíza Fernanda Lana

O Cejusc abrange três setores específicos: o pré-processual, onde é possível solucionar conflitos antes que eles se transformem em uma ação judicial; o processual, em que os envolvidos em um processo judicial tentam chegar a um acordo por meio da autocomposição, com o auxílio de um concilador ou mediador; e, por fim, um setor de cidadania, que dá orientações ao cidadão sobre como resolver os seus litígios.

Em Minas, 151 comarcas já contam com Cejuscs, e a previsão é que, em até seis anos, eles estejam instalados em todo o estado.

Serviço

Cejusc de Esmeraldas

Fórum Melo Viana

Praça Getúlio Vargas, 60, Centro

Atendimento: das 9h às 18h

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial