Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Cejusc de Diamantina realiza seu 1º casamento comunitário

A ação promoveu a união civil de 42 casais


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not--Casamento--Comunitario--Diamantina.jpg
Primeira cerimônia de casamento comunitário de Diamantina, promovido pelo Cejusc, no dia 12/6, na Escola de Artes e Música Maestro Francisco Nunes ( Crédito : Agin / TJMG )

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Diamantina, com apoio da 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), promoveu, no dia 12/6, a sua primeira cerimônia de casamento comunitário, celebrando a união civil de 42 casais que viviam em união estável. O evento reuniu mais de 200 pessoas.

A iniciativa, realizada sob a coordenação da juíza de Direito Letícia Machado Vilhena Dias, contou com o empenho da equipe do Cejusc em parceria com a Prefeitura de Diamantina, o Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais de Diamantina e o Sindicato dos Oficiais do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado de Minas Gerais (Recivil). Os casais participantes realizaram inscrição prévia no Cejusc e encaminharam a documentação necessária ao Cartório de forma gratuita e desburocratizada.

Not--Casamento--Comunitario--Diamantina2.jpg
Juíza coordenadora do Cejusc de Diamantina, Letícia Machado Vilhena Dias (centro), ao lado de sua equipe e da representante do Posto de Atendimento Pré-Processual (Papre) de Diamantina. Da esquerda para a direita: Mel Karen Vieira Pereira, Cleverson da Silva Ribeiro, Joelma Keisi Agripino e Priscila Leite ( Crédito : Cejusc de Diamantina / TJMG )

A cerimônia foi realizada na Escola de Artes e Música Maestro Francisco Nunes, no Centro de Diamantina, com apresentação da Orquestra Sinfônica de Diamantina, e presença dos padrinhos dos noivos, de representantes da Prefeitura e da Câmara Municipal de Diamantina, do TJMG, do Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais de Diamantina, da Guarda Municipal e da Subseção Diamantina da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG).

Not--Casamento--Comunitario--Diamantina3.jpg
Casais trocando aliança na primeira cerimônia de casamento comunitário de Diamantina, promovido pelo Cejusc, no dia 12/6, na Escola de Artes e Música Maestro Francisco Nunes ( Crédito : Agin / TJMG )

Sonho realizado

O casal Maurício da Conceição Gomes e Sheyla Silvia da Silva oficializou o matrimônio na cerimônia promovida pelo Cejusc de Diamantina. Os noivos, que estão juntos há 18 anos, manifestaram alegria em se casar. “Faz 18 anos que estamos juntos e abraçamos essa oportunidade que chegou na hora certa”, disse Sheyla.

Not--Casamento--Comunitario--Diamantina4.jpg
Compondo a mesa de autoridades, da esquerda para direita: a oficiala substituta do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Diamantina, Diane; o vice-prefeito de Diamantina, Alexandre Magno; a juíza diretora do Foro de Diamantina, Caroline Rodrigues de Queiroz; a juíza coordenadora do Cejusc, Letícia Machado Vilhena Dias; o presidente da Câmara Municipal de Diamantina, Cássio Moreira;  e o procurador-geral do Município de Diamantina, Eisenhower Geraldo Junior ( Crédito : Agin / TJMG )

“É ótima a sensação que estou sentindo nesse momento. Deus me abençoou com essa cerimônia de hoje. Só tenho a agradecer a todos”, afirmou Maurício.

Outro casal beneficiado pela iniciativa do Cejusc foi Ricardo Francisco Duarte e Eliéte de Jesus Azevedo. Juntos há seis anos, eles agradeceram a oportunidade de oficializar a união. “Estou muito feliz de estar realizando esse sonho que já é meu há seis anos. Está tudo maravilhoso. Obrigada”, disse Eliéte.

Not--Casamento--Comunitario--Diamantina5.jpg
Representantes da Orquestra Sinfônica de Diamantina durante apresentação no primeiro casamento comunitário de Diamantina ( Crédito : Agin / TJMG )

“Foi tudo muito bem organizado. Também estou muito feliz de estar aqui hoje. Agradeço muito”, afirmou Ricardo.

Homero do Socorro Ferreira e Elaine de Fátima Azevedo, juntos há 17 anos, também participaram da cerimônia de casamento comunitário em Diamantina e disseram estar muito satisfeitos. “Foi uma ótima oportunidade de concretizar nossa relação que já dura 17 anos. Foi tudo lindo”, ressaltou Homero.

Not--Casamento--Comunitario--Diamantina6.jpg
Momento da entrega das certidões de casamento aos casais durante a prieira cerimônia de casamento comunitário de Diamantina ( Crédito : Agin / TJMG )

A noiva Elaine também elogiou a cerimônia: “Agradeço ao Cejusc e dou nota 10 (dez). Foi tudo muito rápido e, além disso, gratuito.”

O casal Paulo Henrique Pereira da Cunha e Francis Júnio dos Santos Godinho também oficializou sua união na ação inédita promovida pelo Cejusc de Diamantina. Os noivos manifestaram a satisfação com o evento. “Eu achei bem interessante. Gostei muito. Até pelo fato da gente sermos um casal homoafetivo. Eu adorei a oportunidade. Foi tudo bem prático, o espaço é lindo e nós estamos muito felizes”, disse Paulo.

Not--Casamento--Comunitario--Diamantina7.jpg
O casal Maurício da Conceição Gomes e Sheyla Silvia da Silva oficializou o matrimônio na cerimônia promovida pelo Cejusc de Diamantina ( Crédito : Agin / TJMG )

“No início eu fiquei um pouco preocupado com a questão da documentação, pois costuma ser muito burocrático, mas foi tudo muito ágil. Eu acho que mais casais homoafeitvos podem aproveitar essa oportunidade oferecida pelo Cejusc, assim como nós e o outro casal homoafetivo que se casou aqui hoje. Foi ótimo”, afirmou Francis.

A juíza de Direito Letícia Machado Vilhena Dias, coordenadora do Cejusc de Diamantina, ressaltou a importância dos Centros Judiciários promoverem esse tipo de ação, especialmente por seu viés de cidadania.

Not--Casamento--Comunitario--Diamantina8.jpg
Ricardo Francisco Duarte e Eliéte de Jesus Azevedo disseram ter ficado felizes em celebrar a união no primeiro casamento comunitário de Diamantina ( Crédito : Agin / TJMG )

“Para o Direito, o casamento é um negócio jurídico; um contrato baseado em um vínculo de afeto entre duas pessoas. Mas o amor empresta outros significados a essa união, que transborda a relação jurídica e se perfaz da junção de histórias, crenças, princípios, valores e objetivos de duas pessoas que escolheram um ao outro, para, juntos, construírem uma história de vida. Quando me investi no cargo de juíza, entendi que, a partir daquele momento, eu me tornava uma representante do Estado Brasileiro e que o meu papel principal, atribuído pela Constituição, é o de garantir direitos a todos os cidadãos. Nesse sentido, é função do Poder Judiciário e do Cejusc permitir que as pessoas tenham igualdade de condições de exercer sua vida civil e tenham acesso a documentos básicos, como forma de garantir a cidadania. Desse modo, o casamento está diretamente relacionado ao exercício dos direitos civis, políticos e sociais e permitir que pessoas de baixa renda o realizem, configura a concretização da luta contra essas desigualdades, que estão postas de forma estrutural no nosso País”, afirmou.

Not--Casamento--Comunitario--Diamantina9.jpg
Homero do Socorro Ferreira e Elaine de Fátima Azevedo também oficializaram a união durante a cerimônia de casamento comunitário ( Crédito : Agin / TJMG )

Ainda segundo a magistrada, esse casamento é importante como quebra de paradigmas em Diamantina, haja vista que, dentre os 42 casais que oficializaram a união com apoio do Cejusc, havia dois casais homossexuais. “A realização desse casamento comunitário é a materialização do princípio da igualdade. Muitas pessoas, aqui, estão juntas há anos, com o desejo de oficializar essa união e por questões diversas não conseguiram antes realizar esse sonho. Assim, me sinto honrada em participar desse momento, o primeiro casamento comunitário da Comarca de Diamantina, no exercício da função que me foi atribuída constitucionalmente, como servidora pública. Eu espero, profundamente, que seja o primeiro de muitos. Porque hoje celebramos a igualdade e o amor. Mas celebramos, especialmente, a diversidade e a inclusão social. Celebramos o acesso à Justiça e reafirmamos a responsabilidade social de nos empenharmos na complexa luta contra o preconceito, reconhecendo que qualquer forma de amor é válida e deve ser valorizada, independente da orientação sexual e da identidade de gênero”, disse.

Not--Casamento--Comunitario--Diamantina10.jpg
O casal Paulo Henrique Pereira da Cunha e Francis Júnio dos Santos Godinho também se uniu civilmente no evento promovido pelo cejusc ( Crédito : Agin / TJMG )

Presenças

Além dos noivos, padrinhos, equipes da 3ª Vice-Presidência do TJMG e do Cejusc de Diamantina, estiveram presentes no primeiro casamento comunitário de Diamantina: a juíza de Direito coordenadora do Cejusc de Diamantina, Letícia Machado Vilhena Dias; a juíza de Direito do Juizado Especial e diretora do Foro da Comarca de Diamantina, Caroline Rodrigues de Queiroz; o juiz de Direito 2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude da Comarca de Diamantina, Bruno Junqueira; o vice-prefeito de Diamantina, Alexandre Magno; o secretário de Governo de Diamantina, Eisenhower Geraldo da Cruz Júnior; o presidente da Câmara Municipal de Diamantina, Cássio Antônio Moreira; a representante da 12ª Subseção da OAB/MG, Rafaela Cunha Sena; a oficiala substituta do Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais de Diamantina, Diane; a diretora da UEMG, Simone Murta Cardoso Nascimento; a coordenadora do Posto de Atendimento Pré-Processual (Papre) de Diamantina, Nathalia Bastos do Vale Brito; a cerimonialista Fernanda Guerra; os representantes da Orquestra Sinfônica de Diamantina; e o Grupo Agito.

Cejuscs

Os Cejuscs são unidades do Poder Judiciário responsáveis pela realização e gestão de sessões de conciliação e mediação, sem prejuízo de outros métodos consensuais de resolução de conflitos, bem como pelo atendimento de cidadania e informações públicas aos cidadãos.

O Cejusc da Comarca de Diamantina foi instalado em 5 de agosto de 2016, com a publicação da Portaria Conjunta nº 531/PR/2016, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, nas dependências do Fórum Doutor Joaquim Felício. O contato também pode ser feito pelo e-mail cejusc.dmt@tjmg.jus.br.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial