Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Capitão dos Portos de Minas Gerais faz visita ao presidente do TJMG

Capitão de Mar e Guerra Leonardo Lucena convidou José Arthur Filho para acompanhar exercício militar em Furnas


- Atualizado em Número de Visualizações:

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, recebeu, nesta quinta-feira (4/5), visita protocolar do capitão dos Portos de Minas Gerais, Capitão de Mar e Guerra Leonardo Carvalho de Lucena Navaes.

Participaram da reunião o desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant, superintendente de Segurança Institucional do TJMG, e o Capitão de Mar e Guerra Sílvio Aderne, responsável pela área de Relações Públicas da Capitania Fluvial de Minas Gerais.

Not---Pr---Capitao- Leonardo Carvalho de Lucena._1.jpg
A relação institucional entre o TJMG e a Marinha do Brasil vem sendo construída de forma regular nos últimos anos (Crédito: Euler Junior/TJMG)

O comandante Lucena assumiu o comando da Capitania Fluvial de Minas Gerais em 17 de janeiro deste ano, e esta foi a primeira vez que esteve no TJMG. Além de se apresentar formalmente, foi feito também um convite para que o presidente José Arthur de Carvalho Pereira Filho acompanhe uma Demonstração Operativa, a ser realizada futuramente no Lago de Furnas, um grande exercício militar conduzido pelos fuzileiros navais.

A Marinha do Brasil está instalada em Minas Gerais desde 1926, em Pirapora, no Norte de Minas, sendo aquela a primeira Capitania Fluvial do Brasil. A instalação da Marinha na capital mineira ocorreu em dezembro de 2018, e já conta com duas bases, uma operacional na Avenida Raja Gabaglia e a sede, no bairro Belvedere.

Minas Gerais está adstrita ao 1º Distrito Naval, com sede no Rio de Janeiro/RJ. A relação institucional entre o TJMG e a Marinha do Brasil vem sendo construída de forma regular nos últimos anos, diante da importância do Estado de Minas Gerais e das principais atividades desenvolvidas pela Marinha nas regiões mineiras.

Caixa d'água do Brasil

Minas Gerais possui relevância estratégica para a Marinha por ser considerada a “caixa d’água do Brasil”. No Estado, concentram-se as nascentes dos principais rios das grandes bacias hidrográficas da Região Sudeste, compartilhando também seus recursos hídricos com estados de outras regiões e até de outros países.

Minas Gerais tem rios e bacias importantes, que vão além de Minas e fornecem água para o complexo hidrelétrico do País, além de possuir represas que demandam fiscalização da Marinha do Brasil, com destaque para Três Marias, Furnas, Emborcação e até a Várzea das Flores, em Betim e Contagem.

Entre as principais atividades da Marinha do Brasil em Minas Gerais estão a de atender a comunidade fluvial e de lagos de Minas Gerais, com a emissão de documentos diversos como o registro de embarcações e carta de arrais, a realização de cursos e fiscalização preventiva, a conscientização da sociedade da necessidade de se primar pela segurança da navegação e a prevenção da poluição hídrica, entre outras.

 Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial