Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Campo Belo realiza blitz educativa

Juiz fez palestras sobre violência doméstica para mulheres atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social


- Atualizado em Número de Visualizações:
noticia -campo-belo _4_.jpg
Estudantes fazem blitz para conscientizar população de Campo Belo sobre violência contra a mulher

Uma blitz educativa sobre a violência contra a mulher foi realizada em vários pontos de Campo Belo, durante toda a 16ª Semana Justiça pela Paz em Casa, finalizada na última sexta (13/3). A atividade integrou a programação da campanha que, três vezes ao ano, promove um esforço concentrado para julgar processos relacionados à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Durante a blitz, alunos da Faculdade de Direito da Unifenas, em conjunto com policiais civis e militares, abordaram condutores, pedestres, funcionários e clientes do comércio para entregar cartilhas elaboradas pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O material traz orientações sobre a Lei Maria da Penha e explica onde e como buscar ajuda em casos de conflito.

O objetivo da atividade foi conscientizar a população a respeito da violência doméstica. Ao conversar com o público, os participantes enfatizavam que é no ambiente doméstico que as mulheres são mais suscetíveis de sofrer violência, por isso o problema precisa ser combatido.

noticia -campo-belo _7_.jpg
A blitz contribuiu para aumentar o apoio à causa entre os universitários, disse o estudante Gustavo Protázio

“Essa é uma causa da sociedade inteira e todos nós precisamos aderir à Justiça Pela Paz em Casa. Entendemos que não só a repressão é importante; mas, sobretudo, disseminar informações para a população para que se conscientize sobre a necessidade de respeito às mulheres e, ainda, incentivar denúncias de quaisquer formas de violência e de exploração no ambiente doméstico e familiar”, disse o juiz criminal de Campo Belo, Leonardo Guimarães Moreira.

“Foi muito importante para nós, alunos da Unifenas, participar dessa blitz de conscientização para combater todas as formas de agressão à mulher, inclusive o feminicídio. Isso contribuiu para nós termos ainda mais consciência para apoiar essa causa de respeito à mulher”, disse o aluno Gustavo Protázio.

Durante a semana, o juiz criminal de Campo Belo realizou palestras para alunos da Unifenas, mulheres atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e alunos do ensino médio da rede privada de ensino. A passeata com os alunos, que estava prevista no fechamento da semana, foi cancelada em razão das recomendações de prevenção ao vírus corona.

noticia -campo-belo _5_.jpg
Policiais contribuíram para a realização da blitz educativa

Rede de proteção à mulher

Em Campo Belo, a rede de proteção à mulher é formada pela Secretaria Municipal de Saúde e de Assistência Social, em conjunto com o sistema de Justiça Criminal.

Os registros de medidas protetivas recebem prioridade em sua tramitação em todos os setores. As vítimas recebem intimação via WhatsApp, o que agiliza a comunicação e a fiscalização pela Polícia Militar, através da patrulha de repressão à violência doméstica.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial