O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi lembrado hoje, 18 de maio, na Comarca de Campo Belo, no Sul de Minas, com a realização de uma caminhada pelas ruas da cidade. Estudantes de escolas públicas e privadas, professores, representantes do poder público e pessoas que atuam na rede de atendimento à criança e ao adolescente do município se reuniram na praça central, durante a manhã de hoje, e saíram em caminhada, com cartazes chamando a atenção para o tema.

A mobilização teve o apoio do Judiciário e o engajamento de diversos órgãos municipais, como as Secretarias de Educação e de Assistência Social. O objetivo do evento foi alertar toda a sociedade para a necessidade de denunciar os atos de violência sexual contra crianças e adolescentes. “Queremos sensibilizar a comunidade para esse tema. Em Campo Belo, muitos casos nem sequer chegam à Justiça. Por isso, nossa meta é não apenas conscientizar, mas aprimorar a rede de atendimento para que todos os casos recebam o acompanhamento adequado”, explicou o juiz da Vara Criminal, da Infância e da Juventude e de Execuções Penais, Leonardo Guimarães Moreira.
Atendimento
Segundo o magistrado, foi emocionante ver a comunidade engajada na campanha. “Sabemos que os crimes que envolvem violência sexual de crianças e adolescentes atingem toda a sociedade, principalmente porque, muitas vezes, o abusador é pessoa conhecida da família. Por isso, para o adequado enfrentamento desses crimes, há a necessidade de um atendimento multidisciplinar, com a participação de diversos órgãos”, afirmou ele. Além do juiz, participaram da caminhada servidores e assistentes sociais da Vara da Infância e da Juventude.

Esse entendimento a respeito da necessidade de um atendimento multidisciplinar tem norteado a atuação do Judiciário e das equipes que trabalham com o tema na cidade. Periodicamente, têm sido realizadas reuniões para discutir o assunto. “Queremos criar um fluxo, que permita que os casos recebam a abordagem adequada e sejam encaminhados devidamente. Assim, sempre que um novo caso chegar à rede, os profissionais saberão exatamente qual atendimento deve ser prestado”, explicou.
Escolas

Como parte da mobilização pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o tema foi abordado nas escolas da cidade. A aluna Giovanna Alvarenga, que é moradora da cidade e uma das finalistas da última edição do programa The Voice Kids, da TV Globo, participou da caminhada e cantou a música “O seu corpo é um tesourinho”, tema da campanha.

O dia também foi lembrado com a realização de caminhadas nas cidades de Santana do Jacaré, Aguanil e Cristais, todas integrantes da Comarca de Campo Belo.
Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial