Joana entra no banheiro feminino de um restaurante. Mais do que a necessidade, a mulher quer se distanciar das agressões verbais do marido, que, sem mais nem menos, começou uma discussão com ela naquele lugar público. Lá, Joana vê um anúncio fixado na porta e se identifica com a mulher da fotografia, que traz no rosto marcas de uma violência tantas vezes vivenciada por ela. Ao lado da figura, a frase “Não se cale!” e um telefone para denúncia.

Esse caso fictício ilustra a preocupação constante da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv), do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em divulgar informações que possam ajudar no combate da violência contra a mulher. Recentemente, foi firmada uma parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais (Abrasel/MG) e, nesta semana, começaram a ser afixados adesivos nas portas dos banheiros feminino e masculino de estabelecimentos de Belo Horizonte, com mensagens educativas e informativas.
De acordo com a superintendente da Comsiv, desembargadora Kárin Emmerich, essa ação será de grande importância em razão de sua abrangência, pois alcança pessoas de ambos os sexos e diversas faixas etárias. Ela destaca também o caráter educativo das peças publicitárias. “A conscientização, que é a base para combater a violência contra a mulher, só é obtida por meio de muita informação. O engajamento social também é extremamente importante para o conhecimento e a consolidação de direitos", diz a magistrada.

As peças da campanha foram desenvolvidas pelo Centro de Publicidade e Comunicação Visual (Cecov) do TJMG. De acordo com a gerente do setor, Sílvia Lara, as imagens utilizadas buscam a sensibilização do público. “O adesivo do banheiro feminino tenta demonstrar que a melhor forma de quebrar o ciclo de violência doméstica e familiar é denunciando o agressor. Já a arte criada para o banheiro masculino estampa relatos de homens agressores, que muitas vezes desconhecem quais são os tipos de violência doméstica e familiar”, diz a publicitária.
Sílvia Lara explica que as os adesivos seguem os mesmos padrões gráficos dos cartazes e folhetos distribuídos durante a décima edição da campanha Justiça pela Paz em Casa, realizada de 21 a 25 de março. A servidora ressalta que a textura de ambas as peças simula um vidro quebrado e faz menção à hashtag #QuebreEsseCicloDeViolência.
Justiça pela Paz em Casa
No final de março foi realizada a semana Justiça pela Paz em Casa no Judiciário de Minas e em todos os estados que aderiram à campanha do Supremo Tribunal Federal (STF). A Comsiv participa desde 2015 da iniciativa. A proposta é concentrar nesses dias audiências e júris dos processos que envolvem a violência contra a mulher.
Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial