
Cambuí, situada no centro do Circuito Turístico Serras Verdes, no extremo Sul do estado, recebeu na tarde desta segunda-feira (8/6) o novo fórum da comarca e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), por solenidade remota com transmissão ao vivo. O nome da nova casa da Justiça na cidade é desembargador José Francisco Bueno. O nome, de acordo com portaria, é uma homenagem ao magistrado, filho da terra.
O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais, presidiu a cerimônia da sala de reuniões da Presidência no Edifício Sede; e o juiz diretor do foro da Comarca de Cambuí, Adriano Leopold Busse, do edifício do novo fórum. O presidente disse que a ocasião comemorava três atos importantes para a cidade: a inauguração do fórum, a implantação do Cejusc e o ato de dar nome ao edifício "de um filho da terra que tanto apreço tinha por essa comunidade".

“Hoje é um dia importante para todos nós, porque inauguramos mais um fórum para dar dignidade a todos que trabalham e usufruem da Justiça em Minas. Condições de trabalho adequadas resultam em melhorias na prestação jurisdicional, por isso valorizamos a Primeira Instância, porque é onde tudo começa e onde tudo termina”, afirmou o presidente do TJMG.
A 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Mariângela Meyer, comemorou a instalação do Cejusc na comarca. “O centro possibilita a concretização da finalidade que caracteriza sua criação — a harmonia das relações e a consequente paz social — através do acesso à Justiça de modo menos burocrático e mais equânime, dando aos envolvidos autonomia para que consigam resolver suas lides”, afirmou.
Ouça o podcast com o áudio do presidente do TJMG:

O juiz diretor do foro, Adriano Leopold Busse, parabenizou a gestão atual do TJMG pelo empenho na construção de inúmeros fóruns no estado. As novas edificações têm estrutura adequada para os servidores, operadores do Direito e jurisdicionados, tanto no presente quanto no futuro, porque são projetadas de modo a permitir a instalação das varas que forem criadas. O magistrado também celebrou a instalação do Cejusc, na expectativa de que a cultura da conciliação avance na comarca.

Presenças
Estiveram presentes na sala da Presidência o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Afrânio Vilela; a 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Mariangela Meyer; o ex-governador de Minas Alberto Pinto Coelho Júnior; o deputado estadual Alberto Pinto Coelho Neto; o diretor presidente da Escola Nacional da Magistratura, desembargador Caetano Levi; o desembargador Baía Borges; o juiz auxiliar da Presidência Delvan Barcelos Júnior; e o juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) Marcelo Vaz Bueno.
No novo fórum de Cambuí, estiveram presentes a juíza da 1ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude da comarca, Patrícia Vialli Nicolini; o prefeito, Tales Tadeu Tavares; o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael Santos Lambert; a promotora Vera Adriana Newman; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) local, advogado Sérgio Adriano de Oliveira.
Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial