Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Big band Cefart estará no Intervalo Cultural do TJMG

Sucesso do jazz "All of Me", de Gerald Marks e Seymour Simons, fará parte do repertório


- Atualizado em Número de Visualizações:
Big Band Cefart
A banda busca inspiração na música popular brasileira e nos clássicos do jazz

No próximo dia 27, sexta-feira, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais realizará o Intervalo Cultural, às 12h, em seu Edifício Sede. A atração será a big band Cefart, que conta hoje com 25 integrantes, entre músicos profissionais e estudantes, e vai oferecer aos servidores um começo de tarde repleto de boa música e muita diversão.

O grupo foi criado para desenvolver as habilidades dos alunos dos cursos de instrumento do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart) da Fundação Clóvis Salgado, e está retomando os trabalhos. A proposta concilia atividades de caráter artístico e pedagógico, buscando inspiração no formato das big bands, as famosas orquestras de jazz.

Camilo Christófaro, um dos coordenadores e regentes do projeto, explica que o formato tradicional da big band tem origem nos Estados Unidos, onde há uma tradição muito forte no uso de sopros e do jazz em geral.

“Com o projeto do Cefart, tentamos resgatar essa técnica histórica, aplicando-a para aprendizagem dos alunos e no entendimento do processo evolutivo dessa riqueza sonora, tanto artística quanto pedagogicamente”, afirma.

Para esta sexta, o grupo promete um repertório com muito samba, mambo, bossa nova e jazz. Os sucessos de clássicos como Tom Jobim, Pixinguinha e, claro, os tradicionais do jazz Richard Rodgers e George Gershwin, entre outros, vão marcar presença nesse encontro.

“Essa tradição musical americana traz boas referências para aplicação na música brasileira, na bossa nova, e em sucessos dos anos 1960 e 1970, de forma que os alunos possam transitar entre esses caminhos para aprender com uma experiência mais diversificada”, afirma Camilo.

O Cefart se configura como um dos mais tradicionais centros de formação artística do estado, contando com exposições, intervenções artísticas, recitais, mostras de dança, de cenas curtas, além dos espetáculos anuais de formatura dos Cursos Técnicos em Dança e Teatro. A escola está com inscrições abertas até 13 de outubro. Para saber mais, clique aqui.

O Intervalo Cultural é uma iniciativa do TJMG, que há dois anos vem promovendo entretenimento e momentos de descontração para a comunidade.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3888 / (31) 3306-3889 / 3306-3890
justicaemquestao@tjmg.jus.br
youtube.com/justicaemquestao
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial