Com a adoção do Sistema Eletrônico de Execução Penal (SEEU), inúmeras vantagens serão incorporadas ao acompanhamento do cumprimento da pena. Entre elas, a comunicação imediata, eletrônica e simultânea dos atos, disponível para acesso às partes, a qualquer hora do dia, todos os dias da semana. Animadas com as possibilidades de melhoria possibilitadas pelo sistema, várias comarcas se mobilizam para sua implantação.
Em Juiz de Fora, o sistema será implantado na próxima segunda-feira, dia 26 de setembro. O juiz da Vara de Execuções Criminais, Evaldo Gavazza, comenta que nessa data o sistema será padrão na movimentação processual. Todos os novos processos estarão no meio virtual e os atuais 3.500 processos em papel já foram digitalizados e serão inseridos no Seeu no máximo em até 90 dias.
Os servidores já foram capacitados e, no momento, trabalham no cadastramento dos processos em papel no SEEU.
Em Betim, a capacitação dos servidores está agendada para o próximo dia 26 de setembro. O acervo de processos, em torno de 1.300, foi digitalizado. A escrivã Desire Motta Barrote Silva tem boas expectativas quanto à implantação do sistema na comarca. Entre elas, um ambiente livre de papel e a facilidade na movimentação de processos, com a eliminação dos livros de carga.
Em Uberlândia, todos os processos foram digitalizados. O juiz da Vara de Execuções Criminais, Lourenço Migliorini Fonseca Ribeiro, esclarece que, entre 16 e 19 de setembro, houve capacitação – que se estendeu a setores como Central de Apoio a Penas Alternativas – para servidores, advogados, promotores, defensores públicos e estagiários. O cronograma prevê a capacitação de agentes que trabalham nas unidades prisionais.
Após a capacitação, a VEC de Uberlândia está lançando os processos digitalizados no sistema e movimentando os processos já cadastrados no Seeu.
Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial