Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Barbacena tem seu primeiro casamento comunitário

Evento foi realizado pelo Cejusc local e pela Defensoria Pública de Minas


- Atualizado em Número de Visualizações:
not-casamento-Barbacena2.jpg
Juiz Marcos Alves de Andrade, coordenador do Cejusc de Barbacena, formalizou a união de 51 casais

Uma cerimônia solene, com direito a tapete vermelho e Marcha Nupcial, marcou a primeira edição do Casamento Comunitário da Comarca de Barbacena. A solenidade aconteceu na sexta-feira (24/01), em uma realização conjunta do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) local e da Defensoria Pública de Minas.

Durante o evento, 51 casais formalizaram a união, lotando o salão do Automóvel Clube de Barbacena com a presença de padrinhos, madrinhas, familiares e amigos dos noivos. A ação, declarou o juiz Marcos Alves de Andrade, coordenador do Cejusc local, foi uma das mais gratificantes que vivenciou como juiz.

not-casamento-Barbacena.jpg
O juiz Marcos Alves de Andrade declarou ter sido uma das experiências mais gratificantes de sua vida

“Em mais de 30 anos de magistratura, com mais de 200 mil sentenças, entre elas cerca de 3 mil de separação e divórcio, esta é a primeira vez que eu vejo o contrário daquilo com o qual lidamos normalmente, que são conflitos: uma celebração do casamento e da família. Por isso, foi muito gratificante”, declarou o juiz.

Emocionado com a ação, que, para muitos casais, representou a realização de um sonho, o magistrado destacou o papel do Cejusc de “aproximar as pessoas e distribuir a paz”, estimulando a cultura da conciliação.

De acordo com o magistrado, a maioria dos casais que participou da solenidade já vivia em união estável. A formalização da união, explicou o juiz, garantirá a todos eles os direitos derivados do casamento – civis, previdenciários e hereditários.

Parceiros e apoiadores

Uma ampla rede de parceiros e apoiadores possibilitou a realização da cerimônia: Cartórios de Registro Civil de Barbacena, 1º e 2º Ofício; Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Minas Gerais; Unimed de Barbacena; Buffet Nelma Bertolino; Automóvel Clube; Floricultura Rosa Morena; Campos Distribuidora; Comemorar Cerimonial; Marciano Flores; Julielle Noivas; DJ Wanderson Ferraz; rádios 93,3 e Sucesso FM; Cereser Autêntica do Brasil; Polícia Militar de Minas Gerais; Copasa; Juliana Anjo da Guarda; LS Som e Luz; João Bosco Tendas e Unipac.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial