Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Aula magna do ministro Afrânio Vilela marca início do semestre letivo da Ejef

Atividade foi realizada no Auditório do Tribunal Pleno do TJMG


- Atualizado em Número de Visualizações:

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), promoveu, nesta sexta-feira (2/8), a aula magna inaugural do semestre letivo da Ejef, proferida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Afrânio Vilela e aberta pelo presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior.

Not-6---Aula-Magna-Ejef-Ministro-Afranio-Vilela.jpg
Aula magna de abertura do ano letivo da Ejef foi realizada no Auditório do Tribunal Pleno do TJMG (Crédito: Gláucia Rodrigues/TJMG)

O objetivo da aula magna é engajar magistradas, magistrados, servidoras e servidores no âmbito da comunidade acadêmica da Ejef, estabelecendo conexões de modo a promover um ambiente de aprendizado ativo e de integração. Realizada no Auditório do Tribunal Pleno, a atividade contou com a presença de desembargadoras e desembargadores do TJMG, juízas e juízes participantes do 14º Curso de Formação Inicial (CFI), além de alunas e alunos de cursos de pós-graduação, colaboradoras e colaboradores e público externo.

O presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, afirmou que a Escola Judicial é uma referência nacional para formação das equipes que atuam na prestação jurisdicional.

"Muito bom receber o ministro Afrânio Vilela, que é nosso representante em Brasília, no STJ, e ter a oportunidade de ouvir sua experiência, uma longa carreira no Judiciário Mineiro, que transmite para as novas magistradas e novos magistrados, que estão ingressando e indo para o interior, como ele foi há 35 anos atrás”, disse.

O 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Saulo Versiani Penna, agradeceu a presença do ministro Afrânio Vilela, que, segundo ele, é "filho do TJMG e grande incentivador da Escola Judicial".

O magistrado ressaltou que o início do semestre letivo é marcante para magistradas, magistrados, servidoras e servidores da Corte mineira, "uma vez que nós temos como responsabilidade a seleção e capacitação, que é, inclusive, um diferencial nosso até em relação às escolas judiciais internacionais".

"A presença do ministro Afrânio Vilela, que faz parte de um Tribunal que é incumbido de dar pacificação à interpretação da Lei Federal, é para nós um momento de absoluta honra. Agradeço mais uma vez a presença de todos que estiveram aqui prestigiando esse momento marcante para o nosso Tribunal e para a magistratura mineira", disse o desembargador Saulo Versiani.

Not-7---Aula-Magna-Ejef-Ministro-Afranio-Vilela.jpg
Ministro do STJ Afrânio Vilela direcionou suas palavras especialmente às novas juízas e aos novos juízes (Crédito: Gláucia Rodrigues/TJMG)

Aula magna

A aula magna proferida pelo ministro do STJ Afrânio Vilela teve como tema "A magistratura e os meios para o alcance da Justiça nesses novos tempos”. Ao se dirigir para o público, especialmente as novas juízas e novos juízes do TJMG, ele compartilhou suas experiências e falou sobre as expectativas associadas ao ingresso na magistratura atualmente, destacando o chamado "Direito do Futuro".

“É sempre uma alegria muito grande retornar a este Tribunal, que foi a minha casa durante muitos anos, e ter contato, nesta oportunidade, principalmente com as novas juízas e os novos juízes, que são aqueles que, no futuro, estarão produzindo a jurisprudência, que vai trazer organização e paz social. Isso é muito importante", afirmou.

Segundo o ministro Afrânio Vilela, na magistratura atual, o Direito é diferente, virtualizado e robotizado, mas naquilo que pode entendido como repetição. "Porque a consciência humana, essa que realmente dita o Direito, tem a sensibilidade necessária que a máquina jamais substituirá", disse.

Para ele, o “Direito e a fraternidade caminham juntos e, assim, fazem o que entendemos como Justiça".

Not-9---Aula-Magna-Ejef-Ministro-Afranio-Vilela.jpg
Ministro Afrânio Vilela com o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior (centro), e o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Saulo Versiani (Crédito: Gláucia Rodrigues/TJMG)

Mesa de honra

Compuseram a mesa de honra da aula magna, além do presidente Luiz Carlos Corrêa Junior, do 2º vice-presidente e superintendente da Ejef, desembargador Saulo Versiani Penna, e do ministro do STJ Afrânio Vilela; o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho; o juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência, José Ricardo Véras, representando o 3º vice-presidente, desembargador Rogério Medeiros Garcia de Lima; a presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), desembargadora Mônica Sifuentes; o vice-presidente do Tribunal regional Eleitora de Minas Gerais (TRE-MG) e corregedor regional eleitoral, desembargador Júlio César Lorens; o desembargador do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) Fernando Antônio Nogueira Galvão da Rocha; a vice-ouvidora do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-MG), Maria Cristina Diniz Caixeta, representando a presidente do TRT-MG, desembargadora Denise Alves Horta; o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), juiz Luiz Carlos Rezende e Santos; a procuradora de Justiça Élida de Freitas Resende, representando o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; e a defensora pública Emília Eunice Alcaraz Castilho, representando a defensora-pública geral de Minas Gerais, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias.

Veja aqui outras fotos do evento no Auditório do Tribunal Pleno do TJMG. 

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial