O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), promoveu, nesta sexta-feira (2/8), a aula magna inaugural do semestre letivo da Ejef, proferida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Afrânio Vilela e aberta pelo presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior.

O objetivo da aula magna é engajar magistradas, magistrados, servidoras e servidores no âmbito da comunidade acadêmica da Ejef, estabelecendo conexões de modo a promover um ambiente de aprendizado ativo e de integração. Realizada no Auditório do Tribunal Pleno, a atividade contou com a presença de desembargadoras e desembargadores do TJMG, juízas e juízes participantes do 14º Curso de Formação Inicial (CFI), além de alunas e alunos de cursos de pós-graduação, colaboradoras e colaboradores e público externo.
O presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, afirmou que a Escola Judicial é uma referência nacional para formação das equipes que atuam na prestação jurisdicional.
"Muito bom receber o ministro Afrânio Vilela, que é nosso representante em Brasília, no STJ, e ter a oportunidade de ouvir sua experiência, uma longa carreira no Judiciário Mineiro, que transmite para as novas magistradas e novos magistrados, que estão ingressando e indo para o interior, como ele foi há 35 anos atrás”, disse.
O 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Saulo Versiani Penna, agradeceu a presença do ministro Afrânio Vilela, que, segundo ele, é "filho do TJMG e grande incentivador da Escola Judicial".
O magistrado ressaltou que o início do semestre letivo é marcante para magistradas, magistrados, servidoras e servidores da Corte mineira, "uma vez que nós temos como responsabilidade a seleção e capacitação, que é, inclusive, um diferencial nosso até em relação às escolas judiciais internacionais".
"A presença do ministro Afrânio Vilela, que faz parte de um Tribunal que é incumbido de dar pacificação à interpretação da Lei Federal, é para nós um momento de absoluta honra. Agradeço mais uma vez a presença de todos que estiveram aqui prestigiando esse momento marcante para o nosso Tribunal e para a magistratura mineira", disse o desembargador Saulo Versiani.

Aula magna
A aula magna proferida pelo ministro do STJ Afrânio Vilela teve como tema "A magistratura e os meios para o alcance da Justiça nesses novos tempos”. Ao se dirigir para o público, especialmente as novas juízas e novos juízes do TJMG, ele compartilhou suas experiências e falou sobre as expectativas associadas ao ingresso na magistratura atualmente, destacando o chamado "Direito do Futuro".
“É sempre uma alegria muito grande retornar a este Tribunal, que foi a minha casa durante muitos anos, e ter contato, nesta oportunidade, principalmente com as novas juízas e os novos juízes, que são aqueles que, no futuro, estarão produzindo a jurisprudência, que vai trazer organização e paz social. Isso é muito importante", afirmou.
Segundo o ministro Afrânio Vilela, na magistratura atual, o Direito é diferente, virtualizado e robotizado, mas naquilo que pode entendido como repetição. "Porque a consciência humana, essa que realmente dita o Direito, tem a sensibilidade necessária que a máquina jamais substituirá", disse.
Para ele, o “Direito e a fraternidade caminham juntos e, assim, fazem o que entendemos como Justiça".

Mesa de honra
Compuseram a mesa de honra da aula magna, além do presidente Luiz Carlos Corrêa Junior, do 2º vice-presidente e superintendente da Ejef, desembargador Saulo Versiani Penna, e do ministro do STJ Afrânio Vilela; o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho; o juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência, José Ricardo Véras, representando o 3º vice-presidente, desembargador Rogério Medeiros Garcia de Lima; a presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), desembargadora Mônica Sifuentes; o vice-presidente do Tribunal regional Eleitora de Minas Gerais (TRE-MG) e corregedor regional eleitoral, desembargador Júlio César Lorens; o desembargador do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) Fernando Antônio Nogueira Galvão da Rocha; a vice-ouvidora do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-MG), Maria Cristina Diniz Caixeta, representando a presidente do TRT-MG, desembargadora Denise Alves Horta; o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), juiz Luiz Carlos Rezende e Santos; a procuradora de Justiça Élida de Freitas Resende, representando o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; e a defensora pública Emília Eunice Alcaraz Castilho, representando a defensora-pública geral de Minas Gerais, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias.
Veja aqui outras fotos do evento no Auditório do Tribunal Pleno do TJMG.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial