Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Anfitriões do Enastic são homenageados

TJMG recebeu placas por ter realizado dois encontros, em 2016 e 2023


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not---10-ENASTIC-homenagem-presidente5.jpg
Homenagens foram recebidas por representantes do TJMG e de outros oito tribunais estaduais (Crédito: Juarez Rodrigues/ TJMG)

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, recebeu nesta quarta-feira (26/4) homenagens ao TJMG por ter sido anfitrião em 2016 e, agora, em 2023, do Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Estadual (Enastic). Outros oito tribunais de justiça que sediaram o evento desde 2014 também foram homenageados pela empresa Justiça Exponencial (J. Ex), uma das organizadoras do evento. O CEO da empresa J.Ex, Ademir Piccoli, entregou placas comemorativas a todos os representantes dos tribunais.

Os tribunais homenageados, além do TJMG, são os seguintes: Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), em 2014; o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), em 2015; o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), em 2017; o Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS), em 2018; o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE),  em 2019; o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), em 2020; Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), em 2021; e o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em 2022.

O presidente José Arthur Filho ressaltou a importância da realização de mais uma versão do Enastic como forma de difundir entre os vários tribunais de justiça do país as novas tecnologias a serem implementadas no Poder Judiciário. melhorando a celeridade na tramitação processual e aperfeiçoando a prestação jurisdicional.

“Gostaria de agradecer esta homenagem recebida, além de também agradecer a todos os participantes deste 10º Enastic que trouxe temas de altíssima relevância para o Poder Judiciário”, frisou o presidente José Arthur Filho. Ele citou o Programa Justiça Eficiente 5.0 (Projef 5.0), que vem sendo implantado na gestão, como exemplo de aperfeiçoamento tecnológico.

Not---10-ENASTIC-homenagem-presidente6.jpg
O presidente do TJMG ressaltou a importância do Enastic para o aprimoramento do Poder Judiciário nacional (Crédito: Juarez Rodrigues/ TJMG)

“Um dos eixos do Projef é justamente a inovação e a tecnologia. Os tribunais não podem mais existir sem ferramentas inovadoras, modernas, para atender melhor o jurisdicionado e nos aproximando cada vez mais da sociedade”, acrescentou.

O presidente do TJMG afirmou ter ficado honrado com a homenagem recebida pela Corte Mineira, primeira do país a promover duas versões do Enastic. “Isso mostra o quanto o nosso tribunal está na vanguarda, sendo inovador e moderno”, disse.

O superintendente de Tecnologia da Informação do TJMG, desembargador André Leite Praça, classificou o encontro como de alto nível, com palestrantes preparados, cases de sucesso e novas tecnologias. “O Tribunal de Justiça de Minas Gerais teve a oportunidade de apresentar também as suas realizações e seus projetos. Esta homenagem é o reconhecimento que o TJMG tem feito, não apenas em nível estadual, mas também contribuindo com outros tribunais do Brasil com sua experiência e estrutura”, pontou o desembargador Leite Praça.

Também esteve presente à homenagem o juiz auxiliar da Presidência do TJMG e coordenador da Diretoria Executiva de Informática do Tribunal (Dirfor), Rodrigo Martins Faria.