Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Advogada Patrícia Henriques toma posse para segundo biênio no TRE-MG

Superintendente Jurídico Institucional, desembargador Gilson Soares Lemes, representou o presidente José Arthur Filho


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not---Posse-da-juiza-Patricia-Henriques-Ribeiro-no-TRE6.jpg
 Patrícia Henriques (ao centro) foi empossada como nova juíza da Corte Eleitoral para o biênio 2022-2024 (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG) 

O superintendente Jurídico Institucional e ex-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, representou o presidente José Arthur de Carvalho Pereira Filho, nesta segunda-feira (21/11), na posse da advogada Patrícia Henriques como "juiz membro efetivo" do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), na Classe Jurista.

A solenidade de posse foi presidida pelo presidente do TRE-MG, desembargador Maurício Soares, e contou com a presença de magistrados do TJMG, políticos, advogados e familiares da nova juíza do TRE-MG. Patrícia Henriques retorna à Corte Eleitoral mineira para exercer o segundo biênio. Sua primeira passagem foi no período de junho de 2020 a junho de 2022. A advogada foi nomeada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, em 11 de novembro.

Brilhantes decisões

O superintendente Jurídico Institucional do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, afirmou ser uma grande honra representar o presidente José Arthur Filho na posse da jurista Patrícia Henriques. “Trata-se de uma grande advogada que retorna ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, onde já atuou com brilhantes decisões que agregaram valores à Corte Eleitoral do Estado. Esperamos que esta seja a tônica da atuação de Patrícia Henriques neste novo mandato”, ressaltou.

A juíza eleitoral Patrícia Henriques disse estar muito honrada em ter sido reconduzida ao cargo na Corte Eleitoral mineira. “A justiça eleitoral é uma parte do Poder Judiciário que garante o voto a todos os cidadãos brasileiros, reforçando a democracia. Trabalhar nesta corte, com juízes tão honrados e competentes é muito especial para mim”, afirmou a magistrada. Ela agradeceu a todos os presentes, especialmente os colegas advogados e familiares que participaram da solenidade de posse.

A juíza também afirmou que todos os brasileiros devem se orgulhar do sistema eleitoral brasileiro, segundo ela moderno, sofisticado, eficiente, e capaz de apontar o resultado de um pleito eleitoral em menos de três horas após o encerramento das votações de mais de 150 milhões de eleitores.

“A urna eletrônica é instrumento indispensável do nosso estado democrático de direito, mecanismo eleitoral seguro, amplamente fiscalizado por observadores nacionais e internacionais”, frisou.

O presidente do TRE-MG, desembargador Maurício Soares, destacou ser uma grande satisfação receber Patrícia Henriques de volta à Corte Eleitoral. “Em sua primeira passagem ela já demonstrou competência e extremo compromisso com a Justiça Eleitoral. Nós a recebemos de braços abertos com a certeza que dará sequência ao profícuo trabalho realizado no primeiro biênio”, disse o presidente do TRE-MG.

Not---Posse-da-juiza-Patricia-Henriques-Ribeiro-no-TRE3.jpg
O superintendente Jurídico Institucional do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, participou da cerimônia de posse da nova juíza do TRE-MG ( Crédito : Juarez Rodrigues/TJMG )

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral é composta por sete membros titulares, sendo dois desembargadores e dois juízes de direito, originários do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, um juiz oriundo da Justiça Federal e dois juristas, indicados pela OAB e nomeados pelo Presidente da República. Cada membro titular possui um substituto da mesma classe. Os integrantes possuem mandato de dois anos, podendo ser reconduzidos por mais um biênio, como ocorreu com Patrícia Henriques.

Currículo

Patrícia Henriques é natural de Belo Horizonte.Graduada em Direito pela Faculdade Milton Campos e com mestrado em Ciências Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, ela também é professora da Faculdade Milton Campos nas disciplinas de Direito Eleitoral e Direito Constitucional, e presidente da Comissão Estadual de Direito Municipal da Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais.

Presenças

A cerimônia contou com as presenças do ex-presidente do TJMG, desembargador Pedro Bitencourt, do desembargador e ex-presidente do TRE-MG, Rogério Medeiros, da desembargadora Mariângela Meyer, e dos desembargadores José Marcos Rodrigues Vieira, Leonardo Beraldo, Joemilson Donizetti, além de juízes eleitorais, juristas e parlamentares.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial