Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Adolescentes do Projeto 'Jovens Florestas' participam de atividade em parque de BH

Ação foi realizada no Parque Ecológico Renato Azeredo


- Atualizado em Número de Visualizações:

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Vara Infracional da Infância e da Juventude da Comarca de Belo Horizonte, realizou, no dia 19/11, mais uma ação do Projeto "Jovens Florestas – Plantando o Cuidado, em busca de novos caminhos sustentáveis", com o plantio georreferenciado do 385 mudas de árvores. A atividade ocorreu no Parque Ecológico Renato Azeredo, região Nordeste da Capital.

As mudas foram doadas pela Fundação Zoobotânica de BH e plantadas pela empresa Clam Meio Ambiente. Nessa ação, participaram cinco jovens, que acompanharam a avaliação do desenvolvimento, o monitoramento e a observação de diferentes espécies de plantas. A atividade foi acompanhada pela bióloga e coordenadora de projetos da Clam, Sara Barbosa Reis.

Not---Projeto-jovens-florestas.jpg
Atividade foi realizada nesta terça-feira (19/11) ( Crédito: Riva Moreira / TJMG )

Segundo a juíza titular da Vara Infracional da Capital, Riza Aparecida Nery, o Projeto Jovens Florestas tem possibilitado a reflexão cotidiana dos adolescentes inseridos na iniciativa sobre a responsabilidade socioambiental e sobre a importância do cuidado, em suas diversas acepções.

"Já temos quatro viveiros de mudas instalados em unidades socioeducativas de Belo Horizonte. A aceitação dos adolescentes tem sido fantástica. Com a orientação dos agentes socioeducativos, eles têm cuidado todos os dias das mudas com muito afinco e, nesse ano, cumprimos a meta de 500 mudas de árvores plantadas em parques públicos de Belo Horizonte, com georreferenciamento, sob a responsabilidade dos parceiros do Jovens Florestas", afirmou.

A magistrada ressaltou que o Projeto está alinhado às mais recentes diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no âmbito da Sustentabilidade dentro do Poder Judiciário. "Essas meninas e esses meninos, juntamente com os parceiros do Jovens Florestas, estão ajudando a construir, agora, um futuro bem melhor para todos", disse a juíza Riza Aparecida Nery.

Sobre o Projeto

O "Jovens Florestas – Plantando o Cuidado, em busca de novos caminhos sustentáveis" é um projeto que prevê a instalação e a manutenção de viveiros, mudas e hortas, prioritariamente, em unidades do Sistema Socioeducativo de BH, em atenção aos adolescentes e jovens que cumprem medidas de internação e de semiliberdade.

Criado em junho de 2023 no Centro de Internação Provisória Dom Bosco, na Capital, busca aprimorar a reflexão com os adolescentes sobre o cuidado em suas diversas dimensões, além de instruí-los nas técnicas de instalação e manutenção de viveiros de mudas. Eles aprendem, ainda, sobre reutilização e compostagem; noções de sustentabilidade; e georreferenciamento das árvores plantadas. 

Essa é a primeira iniciativa de responsabilidade social com "carbono neutro" do TJMG. Por meio do plantio de mudas, o "Jovens Florestas" vai neutralizar a produção de dióxido de carbono equivalente (CO2e) das apresentações, até 2025, da Orquestra Jovem, do Coral Infantojuvenil e da Cantata de Natal da Corte mineira.

A ideia é que o treinamento funcione como uma ferramenta de formação pessoal e profissional e de reinserção social, com foco na Sustentabilidade.

Parcerias

Em agosto deste ano, o TJMG formalizou um Acordo de Cooperação Técnica e Administrativa com o Município de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, com a empresa Clam Meio Ambiente e com o Instituto Elo, para ampliação do Projeto. Agora, a estimativa é que, até dezembro de 2025, 120 jovens sejam capacitados no cultivo e no plantio de mudas.

Quatro viveiros já foram instalados em unidades socioeducativas da Capital. Também está previsto, até o fim de 2025, o plantio de 1,5 mil mudas em espaços públicos da cidade. No TJMG, o Acordo de Cooperação Técnica tem o apoio da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj), da Orquestra Jovem e Coral Infantojuvenil e da Superintendência de Logística e Sustentabilidade.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial