Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Abertura da II Cirajud tem participação do TJMG

Ejef é parceira da Conferência de Inteligência Financeira e Recuperação de Ativos


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not-1---Cirajud.jpg
A II Cirajud é realizado pelo TRF6 em parceria com o TJMG e a Superintendência da PF em Minas Gerais (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)

Foi aberta, na quarta-feira (12/3), a II Conferência de Inteligência Financeira e Recuperação de Ativos (Cirajud), realizada pelo Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), e com a Superintendência da Polícia Federal (PF) em Minas Gerais. 

O superintendente de Projetos Artísticos e Culturais e ex-presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, representou o presidente, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, durante a abertura da II Cirajud TRF6.

A iniciativa, que segue até sexta-feira (14/3), visa promover um espaço de debate técnico e jurídico sobre temas estratégicos relacionados à identificação, apreensão, administração, alienação e destinação de ativos ilícitos, facilitando a troca de experiências e a formulação de estratégias conjuntas, fortalecendo a cooperação institucional para a descapitalização efetiva das organizações criminosas.

O evento é voltado a integrantes do Judiciário estadual e federal, assim como delegados da PF, membros do Ministério Público (MP) e autoridades envolvidas nas atividades de recuperação de ativos ilícitos.

O desembargador José Arthur Filho ressaltou a relevância do tema e destacou a satisfação em representar o TJMG na abertura da Conferência: "É uma matéria muito interessante e pouco explorada. Como a criminalidade está cada vez mais ativa e moderna, é necessário que o todo o Sistema de Justiça também se atualize nessas questões novas. O evento é de suma importância para aqueles que estão participando." 

Not-2---Cirajud.jpg
O desembargador José Arthur Filho ressaltou a importância da discussão do tema (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)

Até sexta-feira, serão realizadas exposições com temas como "O desafio da recuperação de ativos nos crimes informáticos"; "Inteligência financeira e recuperação de ativos"; "Apreensão e destinação de ativos virtuais"; e "Ministério Público e recuperação de ativos". 

Nesta quinta-feira (13/3), será feita a apresentação “Inteligência Artificial no Poder Judiciário” pelo juiz auxiliar da 2ª Vice-Presidência do TJMG, Thiago Grazziane Gandra.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial