
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) está participando da 8ª edição do ExpoJud – Congresso de Tecnologia, Inovação e Direito do Ecossistema de Justiça, que segue até esta quinta-feira (17/10), em Brasília (DF). O evento, que reúne representantes do Poder Judiciário de todo o País, apresenta palestras, painéis e treinamentos com temas como "Inteligência Artificial", "Cibersegurança" e "Transformação digital no Judiciário".
Para o superintendente de Tecnologia da Informação do TJMG, desembargador André Leite Praça, trata-se de uma oportunidade de aperfeiçoar o atendimento ao jurisdicionado. "É uma honra representar o Tribunal de Justiça de Minas Gerais no ExpoJud. Acredito que minha participação é uma excelente oportunidade para compartilhar experiências e aprender com outros profissionais, além de refletir o compromisso do TJMG com o uso de inovações tecnológicas como forma de aprimorar a atuação do Judiciário e promover maior eficiência nos serviços prestados à sociedade", afirmou.

A juíza auxiliar da Presidência do TJMG e coordenadora da Diretoria Executiva de Informática (Dirfor), Mariana de Lima Andrade, ressaltou a importância do Congresso no aprimoramento da Justiça. "Participar do ExpoJud é uma oportunidade interessante para conhecer, compartilhar e discutir as inovações no Judiciário. Como juíza responsável pela Diretoria de Informática, posso destacar a importância da tecnologia no aprimoramento da Justiça, promovendo eficiência e acessibilidade. O evento também permite fortalecer laços com outros profissionais da área, enriquecendo nossas práticas e trazendo novas perspectivas para o futuro do Judiciário mineiro", disse.
A diretora da Dirfor, Alessandra Campos, participou, nesta quarta-feira (16/10), da mesa de discussão “Liderança feminina na gestão de TI: estratégias para inovação e eficiência no sistema de Justiça”. O assessor chefe da Assessoria de Contratações e Orçamento, Mateus Cançado Assis, vai integrar, nesta quinta-feira (17/10), às 14h, a mesa "Blindagem digital: como antecipar e mitigar riscos em um cenário de ameaças cibernéticas”.
Ejef
A 2ª Vice-Presidência do TJMG também está participando do 8º ExpoJud X, por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef). Foi montado um estande da Ejef para apresentar aos participantes a primeira escola de magistratura a integrar um Tribunal de Justiça no Brasil, em agosto de 1977, além de seus cursos, itinerários formativos, palestras e seminários.

Para o superintendente-adjunto da Ejef, desembargador Maurício Pinto Ferreira, o Congresso é uma oportunidade para o TJMG, por meio da Escola Judicial, apresentar "os sistemas mais modernos e atualizados de gerenciamento de processos e de agilização de julgamento. Além das metas que estamos cumprindo, a fim de que o serviço público seja cada vez mais eficaz".
O desembargador do TJMG Nicolau Lupianhes Neto, designado para representar a Ejef junto à Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), afirmou que o evento é importante para a troca de experiências. "A Ejef, enquanto multiplicadora de conhecimentos, escola de formação e de aperfeiçoamento, a mais tradicional do País, se faz presente na ExpoJud e traz a sua experiência. Na mesma oportunidade, ela também recebe muitas inovações de outros atores, estando ativa e proativa no seu tempo, na vanguarda", disse.
Segundo o juiz auxiliar da 2ª Vice-Presidência do TJMG, Thiago Grazziane Gandra, a presença da Ejef no Congresso é fundamental para "ampliar conhecimentos, implementar parcerias e nos fazermos representar dentre as Escolas Judiciais de todo o País, consolidando ainda mais o nosso protagonismo no cenário nacional".
O diretor executivo de Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep) do TJMG, Iácones Batista Vargas, afirmou que, ao participar do ExpoJud, "a Ejef reafirma seu compromisso em contribuir, por meio da utilização de tecnologias de ponta, para a construção de um Poder Judiciário forte, moderno e ainda mais eficiente".
O diretor executivo de Gestão da Informação Documental (Dirged), Thiago Doro, disse que o evento promove a reflexão sobre a inovação: "O ExpoJud, por meio de suas atividades, nos instigou a refletir sobre como a inovação está remodelando não apenas o Judiciário, mas também nossas vidas diárias, levando-nos a destinos que antes eram inimagináveis."
Também estão participando do 8º ExpoJud, pelo TJMG, a assessora chefe da Assessoria de Padronização e Tecnologias da Informação (Astec), Ana Maria Ignácio; a gerente de Suporte à Operação de Equipamentos (Geope), Tatiana Mendes; a gerente de Planejamento e Desenvolvimento Pedagógico (Geped), Inah Maria Szerman; a coordenadora administrativa de Formação (Cofor II), Vanessa Soier Ximenes Melo, e o servidor da Astec Ygor Leonardo Guimarães.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial