
O corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho, e a vice-corregedora-geral de Justiça, desembargadora Kárin Liliane de Lima Emmerich e Mendonça, encerraram, nesta sexta-feira (29/8), o 37º Encontro de Capacitação da Corregedoria-Geral de Justiça (Encor), em Araxá, no Triângulo Mineiro. O objetivo do evento foi o aperfeiçoamento jurídico e gerencial de magistrados e magistradas da 5ª Região de atuação da Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais e também do Núcleo de Aprimoramento da Justiça de 1ª Instância.
Os juízes Rafael Niepce Verona Pimentel, do Comitê de Inteligência Artificial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), e Thiago Campos realizaram a última oficina do Encor, abordando a utilização da Inteligência Artificial (IA) na atividade judicante. Os magistrados falaram sobre funcionamento e limitações da IA e ferramentas que a utilizam e são aprovadas e oferecidas de forma segura pelo TJMG, como o Assistente de IA, o Notebook LM e o Google Gemini.
Nesta edição do Encor, foram debatidos os temas "Inteligência Artificial (IA) e tecnologia da informação no âmbito do Poder Judiciário" e "Aspectos práticos, matérias controvertidas, normas cogentes e temas relevantes atinentes ao exercício da judicatura".

O corregedor Estevão Lucchesi agradeceu o apoio de todos os envolvidos na elaboração do encontro em Araxá, especialmente, magistrados e servidores, e ressaltou o acerto na escolha do tema da tecnologia e seu uso responsável. Ele falou também da importância do evento de capacitação ao reaproximar juízes de diversas regiões e confirmar laços de companheirismo e amizade.
"Importante ressaltar ainda a qualidade das palestras, das oficinas e dos debates que foram empreendidos em três dias de capacitação dos magistrados da 5ª Região da Corregedoria, além da parceria com a Escola Judicial Edésio Fernandes e o apoio da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis)."
A vice-corregedora Kárin Emmerich também destacou a participação de magistrados de diversas comarcas, enaltecendo os temas desenvolvidos nas palestras e oficinas, além da dedicação de todos porque, segundo ela, só com esse esforço diuturno é possível melhorar a prestação jurisdicional oferecida à população.
"O Encor promoveu também a troca de experiências, o aprendizado mútuo e o crescimento coletivo, formando uma comunidade de saber e compromisso."

Na oficina de encerramento, o juiz Rafael Niepce Pimentel ressaltou a parte prática do uso de Inteligência Artificial no cotidiano de magistrados e servidores.
"É uma aplicação prática mesmo, com as funcionalidades da IA tanto na parte administrativa, como na gestão de gabinete, de secretaria ou em resumo de processos e minutas."
Foram apresentadas ferramentas que ajudam em trabalhos como elaboração de sentenças, revisão de minutas e de roteiro de audiência, conferência de regularidade de processos para ser concluído para sentença e otimização do trabalho fim na atividade gerencial.
Na oficina ministrada pelo juiz Thiago Campos, também foram apresentadas ferramentas disponibilizadas pelo TJMG para otimizar os trabalhos jurisdicionais e das secretarias de juízo.
"Muitos comandos estão sendo submetidos à apreciação do comitê técnico e à comissão da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD, Lei nº 13.709/2018) para podermos ter ferramentas seguras a serem compartilhadas com os magistrados. São comandos que podem ser aplicados em qualquer comarca do Estado."

37º Encor
Além das oficinas práticas, a programação do encontro de capacitação contou, em três dias, com diversas ações, programas e projetos da Presidência do TJMG, no âmbito da Superintendência de Tecnologia e Informação. A programação incluiu ainda painéis sobre os rumos para o uso da Inteligência Artificial no Judiciário e sobre IA generativa no Poder Judiciário e Neurociência. Além de temas relevantes da Corregedoria no exercício da judicatura, contratos algoritmos e desafios do Judiciário.
Foram realizados também diálogos sobre temas da esfera de atuação da Corregedoria em rodadas de discussão, apresentações e debates. Os juízes auxiliadores da Corregedoria falaram sobre temas relacionados ao extrajudicial, à gestão de unidades judiciárias e sobre sistemas informatizados. Foram debatidos ainda a fiscalização da Corregedoria e procedimentos disciplinares.
Além de magistrados da 5ª Região da Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais, prestigiaram o evento o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Afrânio Vilela; vários desembargadores, incluindo o corregedor-geral de Justiça, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho, o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, e o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Saulo Versiani Penna; e também juízes auxiliares da Corregedoria e da Presidência do TJMG e servidores do Judiciário.
O Encor é promovido periodicamente pela Corregedoria, em parceria com a Ejef e com apoio da Amagis.
Veja outras imagens do encerramento no Flickr oficial do TJMG.
Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2800
forumbh.imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial