O 3º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Rogério Medeiros, representou o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Júnior, no evento de lançamento do "Banco de Sentenças das Justiças Militares", em Brasília (DF), na quarta-feira (26/2).
O magistrado esclareceu que o aplicativo com sentenças é uma iniciativa do Superior Tribunal Militar (STM) com a participação dos Tribunais de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), do Rio Grande do Sul (TJMRS) e de São Paulo (TJMSP).
"Um sistema operacional inovador, que permite a consulta de decisões por todos os tribunais e juízes militares do País, bem como pelos demais interessados. Além do mais, há o incentivo à adoção de uma linguagem mais enxuta e simplificada, como recomenda o Conselho Nacional de Justiça (CNJ)", afirmou o 3º vice-presidente.
Além de ter uma plataforma pública e gratuita, o projeto é uma inovação no Judiciário, integrando dois sistemas processuais distintos (eproc e PJe) e utilizando Inteligência Artificial para alimentar e organizar os dados automaticamente, sem custos adicionais aos tribunais.
Fruto de uma colaboração entre os Laboratórios de Inovação do STM, do TJMMG, do TJMRS e do TJMSP, a ideia surgiu em abril de 2024, e será disponibilizado nos sites de todos os tribunais parceiros.
O Superior Tribunal Militar é um órgão da Justiça Militar do Brasil, composto de quinze ministros vitalícios, nomeados pelo presidente da República, após aprovação pelo Senado Federal.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial