Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

3ª Vice-Presidência realiza Casamento Comunitário na Comarca de Três Corações

Evento foi realizado no Fórum, por meio do Cejusc local


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not--Casamento--Comunitario--3--Coreacoes--Abre.png
Equipe do Cejusc de Três Corações, autoridades presentes no evento e representantes da Assessoria da Gestão de Inovação no Casamento Comunitário realizado em 28/11 ( Crédito: Agin / TJMG )

A 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc), realizou, no dia 28/11, mais um ato de cidadania na Comarca de Três Corações.

Foi realizado o primeiro Casamento Comunitário do Município, no Salão do Tribunal do Júri do Fórum, com participação de 18 casais, que converteram suas uniões estáveis em casamento civil.

Not--Casamento--Comunitario--3--Coreacoes--2.png
Casais trocam votos e alianças na cerimônia realizada no Fórum de Três Corações ( Crédito: Agin / TJMG )

A juíza coordenadora do Cejusc de Três Corações, Glauciene Gonçalves da Silva, falou sobre os objetivos da iniciativa: “Pela primeira vez na Comarca de Três Corações, realizamos um dos mais relevantes atos de Cidadania organizados pela 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, por meio dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania, os Cejuscs. O mutirão de conversão de união estável em casamento proporciona segurança jurídica, fortalecendo os direitos dos casais.”

A magistrada também ressaltou a importância da realização do desejo de oficializar a união para noivas e noivos. “Tivemos a oportunidade de realizar esse sonho para 18 casais, que estão abrindo as portas do Judiciário tricordiano para que muitos outros também possam usufruir desse momento. Essa ação coaduna perfeitamente com a visão moderna da Justiça que, sempre em evolução, busca agora solucionar os conflitos de maneira consensual e desenvolver ações de Cidadania, em respeito aos sonhos, mas, principalmente, aos direitos dos jurisdicionados”, afirmou.

Not--Casamento--Comunitario--3--Coreacoes--3.png
A juíza Glauciene Gonçalves da Silva discursa na cerimônia de Casamento Comunitário, ao lado das oficialas do Cartório de Registro Civil de Três Corações Gabriela Freire Oliveira e Renata Tapigliani Jerez, do juiz diretor do Foro, Rodrigo Dias de Castro (centro), e do presidente da 35ª Subseção da OAB/MG, advogado Geberson Geraldo de Jesus ( Crédito: Agin / TJMG )

Concretização de sonhos

O casal Patrícia Regina Stulp de Oliveira e Cláudio Pinto de Oliveira, que já está junto há mais de 25 anos, falou sobre a participação no evento. “Gratidão. Gratidão por todos que nos ajudaram a chegar até aqui, que nos deram apoio desde a entrada até o fim. Muito obrigada por tudo. Estamos bastante felizes”, disse Patrícia de Oliveira.

Cláudio de Oliveira também expressou sua satisfação: “O evento foi maravilhoso, desde o princípio. Todos que participaram estão de parabéns. Tiveram muito carinho para realizar tudo isso.”

Not--Casamento--Comunitario--3--Coreacoes--4.png
Os recém-casados Cláudio de Oliveira e Patrícia de Oliveira, na cerimônia de Casamento Comunitário ( Crédito: Agin / TJMG )

Outro casal beneficiado pela iniciativa foi Vitória Andrade Novais de Souza e Daniel Henrique de Souza, que agradeceu a iniciativa do Cejusc de Três Corações. “Achei incrível o carinho que todo mundo teve com a gente desde o dia que trouxemos os papéis. Teve o dia da noiva, cabelo, maquiagem e buquê. Foi tudo lindo e perfeito do jeito que eu sempre sonhei”, disse Vitória Souza.

O marido dela, Daniel Souza, também demonstrou alegria ao falar sobre esse momento: “Na verdade, é a realização de um sonho. A preocupação que todos tiveram conosco; o pessoal que cedeu o espaço para organizar esse evento; foi tudo perfeito. A celebração foi muito bacana, e as mulheres ainda ganharam o dia da noiva.”

Not--Casamento--Comunitario--3--Coreacoes--5.png
O casal Daniel Souza e Vitória Souza no início do evento em Três Corações ( Crédito: Agin / TJMG )

Parceria entre instituições

A iniciativa ocorrida no dia 28/11 em Três Corações só foi possível graças à parceria com instituições, voluntárias e voluntários.

Além da atuação da equipe do Cejusc local, com o apoio de representantes da 3ª Vice-Presidência do TJMG, houve a participação do Cartório de Registro Civil de Três Corações, juntamente com o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais (Recivil), para o registro e a expedição da documentação necessária para os casais.

Not--Casamento--Comunitario--3--Coreacoes--6.png
Serviço voluntário realizado para as noivas, antes da cerimônia ( Crédito: Agin / TJMG )

A organização também contou com o apoio de diversas voluntárias e voluntários que disponibilizaram, dentre outros, serviços de cabelo e maquiagem para as noivas, além de ornamentações e lanches.

Presenças

O Casamento Comunitário foi conduzido pela servidora e supervisora do Cejusc de Três Corações, Catarina Terezinha Barreto. Compareceram ao evento, além dos casais, suas madrinhas e seus padrinhos, convidadas e convidados e, também, representantes de instituições e autoridades que apoiaram a iniciativa e compuseram a mesa diretiva.

Not--Casamento--Comunitario--3--Coreacoes--7.png
Mesa de autoridades presentes na cerimônia do dia 28/11, que foi conduzida pela servidora Catarina Terezinha Barreto ( Crédito: TJMG / Divulgação )

O Cejusc

O Projeto Cejusc Itinerante, coordenado pela 3ª Vice-Presidência do TJMG e executado com apoio da Assessoria da Gestão da Inovação (Agin), tem a finalidade de proporcionar o acesso facilitado à Justiça e promover a resolução pacífica de conflitos junto à comunidade, nos moldes das Resoluções CNJ nº 125/2010 e nº 460/2022.

Os Cejuscs são unidades do Poder Judiciário responsáveis pela realização e gestão de sessões de conciliação e mediação, sem prejuízo de outros métodos consensuais de resolução de conflitos, bem como pelo atendimento de cidadania e informações públicas aos cidadãos.

O Cejusc da Comarca de Três Corações foi instalado em 18 de outubro de 2018, pela Portaria Conjunta nº 777/2018, e funciona de segunda a sexta, das 12h às 18h, no Fórum Marcos Coelho Neto, na Avenida Conrado Crossi Dângelo, no Bairro São Conrado, Três Corações/MG. O contato pode ser feito pelo telefone (35) 3239-6200 ou e-mail cejusc.tcs@tjmg.jus.br.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial