Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

3ª Vice-Presidência e Cejusc da Comarca de Ibirité promovem cerimônias de Casamento Comunitário

Foram beneficiados os municípios de Sarzedo e Ibirité


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not--Casamento--Comunitario--Ibirite--Abre.jpg
A juíza coordenadora do Cejusc da Comarca de Ibirité, Patrícia Froes Dayrell (8ª da esq. para a dir.), ao lado de sua equipe, das autoridades e de representantes da Agin da 3ª Vice-Presidência do TJMG, durante o Casamento Comunitário em Sarzedo ( Crédito: Agin / TJMG )

A 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Ibirité, realizou, nos dias 3 e 4/12, duas cerimônias de Casamento Comunitário.

No dia 3/12, a solenidade ocorreu no Município de Sarzedo, no Plenário da Câmara Municipal, e contou com a participação de 12 casais. No dia 4/12, a celebração aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Ibirité e resultou na conversão da união estável em casamento de 23 casais.

Not--Casamento--Comunitario--Ibirite--2.jpg
Banner feito em homenagem aos 12 casais que participaram da cerimônia de conversão de união estável em casamento no Município de Sarzedo ( Crédito: Agin / TJMG )

A juíza coordenadora do Cejusc da Comarca de Ibirité, Patrícia Froes Dayrell, falou sobre a motivação por trás da iniciativa. “Com muita alegria, esse ano realizamos o primeiro ‘Mutirão de Conversão de União Estável em Casamento Civil’ da Comarca de Ibirité. A iniciativa do Cejusc foi realizada em parceria com a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) e buscou fortalecer a manutenção da família, constitucionalmente protegida, garantindo às pessoas hipossuficientes que residem nos municípios que compõe a Comarca, a oportunidade de converterem a união estável em casamento, sem qualquer custo”, afirmou. 

A ação contou com o apoio das Câmaras Municipais de Ibirité e Sarzedo, da DPMG, dos Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais de Ibirité e Sarzedo, do Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais (Recivil), do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e das Prefeituras Municipais de Ibirité e Sarzedo.

Not--Casamento--Comunitario--Ibirite--4.jpg
A juíza Patricia Froes Dayrell discursou na cerimônia de Casamento Comunitário, ladeada pela presidente da Câmara Municipal de Sarzedo, vereadora Daniela Cristina Teixeira Salles (esq.), e pela defensora pública Ana Gabriela Cardoso de Melo ( Crédito: Agin / TJMG )

“Além da parceria com comerciantes locais e voluntários que se dispuseram a estar conosco, tornando esse momento ainda mais especial a cada casal. A iniciativa foi finalizada com uma cerimônia repleta de emoções, com a entrega de certidões de casamento a 34 casais, 12 da Cidade de Sarzedo e 22 da Cidade de Ibirité, que simbolizou não apenas a celebração do amor, mas também o compromisso legal, o reconhecimento de um vínculo que é agora formalmente consolidado”, disse a juíza Patrícia Froes Dayrell.

A coordenadora do Cejusc de Ibirité expressou sua satisfação com o evento e agradeceu aos envolvidos: “Ao final, encerramos o mutirão cheios de satisfação e com o profundo desejo de continuar atendendo a população de forma próxima, efetiva e calorosa. Agradeço aos parceiros, voluntários e a todos que possibilitaram que esse evento acontecesse. Mais que um ato social, ou um ato de Cidadania, o mutirão foi um gesto de amor.”

Not--Casamento--Comunitario--Ibirite--5.jpg
Os recém-casados Cláudia Lúcia e Itamar Gleyson, na cerimônia de Casamento Comunitário ( Crédito: Agin / TJMG )

Satisfação

O casal Cláudia Lúcia da Silva e Itamar Gleyson de Souza Januário esperavam há um tempo pela oportunidade para se casar e ficaram satisfeitos com o evento promovido pelo Cejusc.

“Eu achei tudo maravilhoso. Foi um plano de Deus. A gente já estava há muito tempo esperando para se casar. Só que não tinha reserva financeira. Por isso, acredito que foi coisa de Deus. Na última hora, no último dia, eu fui lá e marquei com o Cejusc e deu certo. Para mim, foi uma bênção de Deus mesmo. Foi muito bom. A experiência também”, disse Cláudia Silva.

Not--Casamento--Comunitario--Ibirite--6.jpg
Troca de alianças durante o Casamento Comunitário na Cidade de Ibirité ( Crédito: Agin / TJMG )

O noivo dela, Itamar Gleyson, também expressou sua satisfação: “Eu também achei muito bacana. Foi Deus! Veio em um ótimo momento. Achei muito bom.”

Outro casal beneficiado pela iniciativa foi Dayane Dornelas Ribeiro Santos e Paulo Victor Dornelas Santos. Ambos elogiaram a iniciativa do Cejusc de Ibirité. “Está tudo muito bem organizado. Foi tudo bem preparado e todas as informações foram passadas de forma clara. A gente conseguiu se programar, se organizar. Foi tudo direitinho. Superou as expectativas”, disse Dayane Santos.

Not--Casamento--Comunitario--Ibirite--7.jpg
O casal Dayane Dornelas e Paulo Victor Dornelas se casaram durante o evento em Ibirité ( Crédito: Agin / TJMG )

O noivo, Paulo Victor Santos, também demonstrou alegria ao falar sobre esse momento: “Eu achei muito interessante porque a gente, até então, não sabia desse mutirão. A gente entrou em contato com o Cejusc devido a uma mensagem que recebemos no WhatsApp. Assim que a gente entrou em contato, foi tudo muito rápido. Logo mandaram a lista de documentos necessários. Na primeira vez que fomos ao Cejusc, deu tudo certo. Foi bem rápido até a primeira sessão de audiência, quando conversaram com a gente e escutaram as nossas necessidades. No período de cerca de um mês e meio, já estava tudo pronto. Saiu a sentença e a gente vai sair daqui com a certidão de casamento em mãos”, afirmou Paulo.

Outro casal que aproveitou a oportunidade para realizar o sonho do casamento foi o colaborador do Fórum de Ibirité Claudiomar da Silva Nascimento e sua noiva, Lorena de Almeida Samora.

Not--Casamento--Comunitario--Ibirite--9.jpg
Claudiomar da Silva Nascimento e Lorena de almeida Samora concretizaram o sonho de se unir oficialmente durante o casamento em Ibirité ( Crédito: Agin / TJMG )

Claudiomar demonstrou muita felicidade: “Está sendo maravilhoso. Um espetáculo. Há muito tempo a gente aguardava por esse momento e, esse ano, tivemos a oportunidade de concretizar nosso grande sonho.”

A noiva Lorena de Almeida completou: “Está tudo maravilhoso. Tudo perfeito! Foi uma experiência incrível.”

Parcerias

As cerimônias de Casamento Comunitário realizadas em Sarzedo e Ibirité tiveram apoio da DPMG, das Câmaras Municipais de Ibirité e Sarzedo, dos Cartórios de Registro Civil de Ibirité e de Sarzedo, do Recivil, de instituições locais e de voluntárias e voluntários que disponibilizaram, dentre outros serviços, cabelo e maquiagem para as noivas, ornamentação e alimentação.

Not--Casamento--Comunitario--Ibirite--9-1.jpg
Cerimônia do Casamento Comunitário na Cidade de Ibirité ( Crédito: Agin / TJMG )

Na organização do evento, também atuaram a equipe do Cejusc local e da Assessoria da Gestão da Inovação (Agin) da 3ª Vice-Presidência do TJMG.

Compareceram aos eventos, além dos casais, madrinhas, padrinhos, convidadas, convidados, representantes de instituições públicas e autoridades locais que apoiaram a iniciativa e compuseram a mesa diretiva.

Not--Casamento--Comunitario--Ibirite--9-2.jpg
Mesa de autoridades no Casamento Comunitário realizado em Ibirité ( Crédito: Agin / TJMG )

Cejusc

Os Cejuscs são unidades do Poder Judiciário responsáveis pela realização e gestão de sessões de conciliação e mediação, sem prejuízo de outros métodos consensuais de resolução de conflitos, bem como pelo atendimento de Cidadania e fornecimento de informações públicas aos cidadãos.

O Cejusc da Comarca de ibirité foi instalado em 4/6/19, pela Portaria Conjunta nº 841/2019, e funciona de segunda a sexta, das 12h às 18h, no Fórum de Ibirité – Rua Octacílio Negrão de Lima, 8, Centro. O contato pode ser feito pelo telefone (31) 3533-1555, ramal 202, ou pelo e-mail cejusc.iib@tjmg.jus.br.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial