Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

17ª Semana da Poesia é aberta com homenagens e emoção

Evento celebrou os 20 anos do Espaço Cultural Fórum Lafayette, em BH


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not---Abertura-da-Semana-da-Poesia-5.jpg
O presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, participou da abertura da Semana da Poesia e falou sobre os 20 anos do Espaço Cultural Fórum Lafayette ( Crédito: Juarez Rodrigues / TJMG )

Em noite de comemoração, homenagens e emoção, o Espaço Cultural Fórum Lafayette, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), promoveu, no dia 11/12, a abertura da 17ª Semana da Poesia, com o tema "Em Boa Companhia com as Palavras". O evento marcou também a celebração dos 20 anos do Espaço Cultural e recebeu o lançamento de três livros de escritores da Semana da Poesia.

O presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, participou da abertura da Semana da Poesia e destacou a importância do Espaço Cultural Fórum Lafayette para o Judiciário mineiro, em especial para Belo Horizonte.

Ele falou sobre sua participação em eventos promovidos pelo Espaço, como magistrado, poeta, diretor do Foro da Comarca de Belo Horizonte, superintendente de Comunicação do TJMG e corregedor-geral de Justiça, na gestão 2022-2024.

O presidente ressaltou seu entusiasmo com a Semana da Poesia e as atrações e eventos promovidos nos 20 anos do Espaço Cultural. Segundo ele, no ambiente forense, "por vezes carregado de dores, de angústia, de pedidos nem sempre acolhidos, tenhamos a arte, a cultura e os artistas capazes de nos inspirar com leveza".

Not---Abertura-da-Semana-da-Poesia-6.jpg
O juiz diretor do Foro da Comarca de Belo Horizonte, Sérgio Henrique Caldas, destacou a importância da arte na comunicação com o público forense ( Crédito: Juarez Rodrigues / TJMG )

O juiz diretor do Foro de BH, Sérgio Henrique Cordeiro Caldas Fernandes, afirmou que o Espaço Cultural é como um sonho, que se tornou realidade e vem sendo vivido ininterruptamente há 20 anos por meio da dedicação e do empenho de sua idealizadora, a servidora Maria Goretti Dias Lopes Paiva, que coordenou a Assessoria de Comunicação (Ascom) do Fórum Lafayette – atualmente sob a gestão da coordenadora Maria Claret Aparecida Lobato Almeida.

O magistrado lembrou que o Tribunal de Justiça aderiu ao Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, lançado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2023. O objetivo é usar uma linguagem que facilite o entendimento do conteúdo por parte do público-alvo. Com isso, a Justiça se torna mais acessível e inclusiva. Nesse sentido, o juiz Sérgio Henrique Caldas traçou um paralelo com as ações promovidas pelo Espaço Cultural, em especial às que preveem a participação ou são voltadas à comunidade, tendo a arte como linguagem.

A arte, segundo ele, permite tornar mais acessível uma ideia, sobretudo no Sistema de Justiça, que trabalha com a vida das pessoas. "A linguagem da arte consegue bater primeiro no coração e sensibilizar o público para entender que aquela mensagem é interessante e importante para ele", disse o diretor do Foro.

Citando o exemplo da Semana da poesia, o juiz Sérgio Henrique Caldas ressaltou a sofisticação da linguagem poética e sua capacidade de alcançar as pessoas. "A poesia não tem muros; ela tem asas. Por meio das palavras, quando ela voa, é a liberdade", disse, emocionado, antecipando uma das atrações da noite, a recuperanda da Apac feminina de Belo Horizonte e poetisa Elizete de Paula.

Por meio de um vídeo-poema, produzido pelo servidor Bruno Costa e exibido no telão do auditório da Unidade Raja Gabáglia,  foi apresentada Elizete de Paula, que, com suas palavras, começou a espalhar beleza, amor e esperança para as custodiadas.

Enquanto a plateia ainda aplaudia as palavras emocionadas da tímida e inspiradora poetisa, que subiu ao palco para declamar seu poema "Somos Livres", um resumo de sua trajetória no cárcere até a participação na 17ª Semana da Poesia.

not-semana-poesia-elizete.jpg
O juiz Marcelo Lucas Pereira homenageou a recuperanda Elizete de Paula pelo alcance inspirador de sua poesia ( Crédito : Juarez Rodrigues/TJMG )

O juiz titular da 2ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Belo Horizonte, Marcelo Lucas Pereira, representando o presidente Corrêa Junior e o diretor do Foro, juiz Sérgio Henrique Fernandes, entregou à recuperanda Elizete de Paula um exemplar da publicação com as obras da Semana da Poesia.

Ele ressaltou o período em que atuou como juiz da Vara de Execuções Penais (VEP) da Capital e seu apreço pela metodologia Apac, em especial a feminina, implantada durante sua gestão na VEP de BH.

O juiz Marcelo Lucas Pereira falou sobre seu convívio com a metodologia e como a comunidade de recuperandas e recuperandos, funcionárias, funcionários, voluntárias e voluntários das Apacs trouxe uma grande contribuição para sua vida, a cada visita que fazia às instituições. No encerramento do discurso, ele fez um agradecimento, em forma de poesia, destacando a inspiração que os encontros com pessoas como Elizete de Paula lhe proporcionaram na Apac. "Onde o sorriso nasce cativo, encontrei a alma do verdadeiro perdão", afirmou.

Homenagem

Durante o evento, a servidora aposentada Maria Goretti Dias Lopes Paiva foi homenageada em reconhecimento pela idealização e implantação do Espaço Cultural Fórum Lafayette. Servidora da 2ª Instância, ela recordou a época em que foi indicada para assumir a coordenação da Ascom do Fórum Lafayette.

“Fiquei encantada com o prédio: um jardim interno aconchegante, um hall amplo, a escada suntuosa que desce ao Salão do Júri, a escadaria principal, o enorme fluxo diário de pessoas. Tudo indicando movimento e frenesi", disse.

Ela falou também que a energia dos conflitos "pedia um antídoto, algo para humanizar aquele prédio". "O Espaço Cultural Fórum Lafayette estava ali, latente, como pedindo para virar realidade. Eu apenas coloquei o projeto no papel, envolvi toda a equipe e levei à Direção do Foro, que aprovou imediatamente", afirmou. 

Not---Abertura-da-Semana-da-Poesia-16-Alexandre-Rodrigues-e-filhas.jpg
Alexandre Rodrigues Vieira se inspirou nas filhas para criar o poema participante da Semana da Poesia ( Crédito: Juarez Rodrigues / TJMG )

Poetas

Quase uma centena de poetas, que trabalham na 1ª e 2ª Instâncias do Judiciário Mineiro, contribuíram com obras para a 17ª Semana da Poesia. Participando pela segunda vez esse ano, o assessor da 2ª Câmara Cível Alexandre Rodrigues Vieira afirmou que a motivação para escrever o poema veio das filhas.

Na edição passada, as meninas Eduarda, de 10 anos, e Mel, de 9, estiveram presentes com ele na abertura da Semana. Este ano, pediu para que o ajudassem a encontrar um tema para sua poesia, e a sugestão foi que escrevesse sobre elas.

Com os sentimentos entrelaçados de ternura e nostalgia antecipada, Alexandre revelou que o poema "Filhas" é um tributo à relação construída por sua função de pai. Ele revelou que a abertura da Semana desse ano ficará marcada na história da família, porque dois dias depois as meninas partem para morar com a mãe no sul do País.

No evento, as servidoras aposentadas Sidneia Simões e Roggie Salgarello, que atuavam na Central de Mandados, lançaram, respectivamente, os livros "Felícia e a graça do dia em que espiei o céu" e "A reviravolta dos bichos". As duas participaram de várias edições da Semana da Poesia.

Sidneia Simões está em sua terceira publicação individual e falou sobre a oportunidade de lançar suas publicações no Tribunal de Justiça, onde trabalhou por tantos anos exercitando a escrita. Ela destacou a importância do evento cultural por ser "algo capaz de transformar a vida, o ser humano. Isso é a arte, pois comunica de forma especial ao coração".

Em sua primeira obra, Roggie Salagarello disse escrever desde a infância e ter ficado bastante emocionada ao lançar um livro inspirado nas crianças em um evento na Instituição em que trabalhou.

Not---Abertura-da-Semana-da-Poesia-18.jpg
Aline Tavares lançou livro de poesias no formato "cartoneiro", com capas ilustradas individualmente em tecido ( Crédito: Juarez Rodrigues / TJMG )

Outra poetiza que também lançou livro na 17ª edição da Semana da Poesia foi Aline Tavares, natural de Itapecerica e servidora da Comarca de Divinópolis. Ela disse que já participou de várias edições, mas a desse ano é especial, porque traz o lançamento de sua obra "Sinfonia", a quarta de sua carreira como escritora.

Segundo ela, o livro de poemas foi editado para ser um "cartoneiro", nome dado às obras construídas artesanalmente. As capas são de papelão reciclado e apenas o miolo traz páginas impressas.

Aline Tavares afirmou que, geralmente, as capas dos "cartoneiros" são ilustradas à mão e diretamente no papelão, mas em "Sinfonia", prestou uma homenagem à avó, que, em tempos difíceis, fazia as próprias roupas com retalhos de panos. Por isso, decidiu ilustrar suas capas com tecidos pintados como peças únicas.

Ao final do evento de lançamento da 17ª Semana da Poesia, poetas, convidadas e convidados acompanharam um show de MPB e World Music.

Veja neste link a matéria do Programa Em Tempo, da TV TJ Minas, sobre o evento. No Flickr oficial do TJMG, estão disponíveis outras imagens da abertura da Semana da Poesia. 

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2800

forumbh.imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial