O espírito de Natal tomou conta da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, no sábado (14/12), com a realização da 11ª Cantata de Natal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Nem a chuva impediu centenas de pessoas de prestigiarem o Coral Infantojuvenil e da Orquestra Jovem do TJMG, reunindo cerca de 300 crianças e adolescentes para apresentar o espetáculo: “A Noite de Natal!”, no prédio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG).

Todos os anos, a apresentação presenteia o público com mensagens de esperança e paz e tem como protagonistas crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social ou que vivem em instituições de acolhimento, que integram o projeto social do TJMG.

Nesta edição, os jovens contaram a história do primeiro Natal, ocupando as janelas e escadarias do prédio histórico, acompanhando a jornada dos sábios do Oriente, guiados pela estrela de Belém, até chegarem ao pequeno estábulo onde nasceu Jesus.

Entre as autoridades presentes estavam o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior; o superintendente administrativo-adjunto do TJMG, desembargador Vicente de Oliveira Silva; o coordenador do coral e orquestra, desembargador Wagner Wilson Ferreira; a desembargadora Mônica Libânio, o desembargador Alberto Vilas Boas e o vice-governador de Minas Gerais, professor Mateus Simões.

Para o presidente Corrêa Junior, "a cantata foi um coroamento do trabalho da orquestra e do nosso coral, que ensaia e trabalha todo ano para chegar nesse momento e dar esse presente para Belo Horizonte". É um projeto muito importante que aproxima o Tribunal da sociedade, realizando ações sociais e mostrando que fazer a justiça não se limita a julgar processos”.

O coordenador do Coral e da Orquestra, desembargador Wagner Wilson Ferreira, disse que o projeto, que completou 13 anos em 2024, vem crescendeo e se aprimorando a cada temporada. “Nossa intenção desde o início é formar cidadãos e não apenas músicos. É dar visibilidade a essas crianças e jovens para se integrarem à sociedade. O Judiciário é um braço forte e precisa também desenvolver projetos que façam a diferença e ampliem a inclusão social”, afirmou.

Corações a mil
Diego Marques Matos da Silva, de 11 anos, representou um dos três reis magos que presentearam Jesus ao nascer. “Foi minha segunda participação na Cantata e, mais uma vez, foi tudo ótimo”, afirmou o garoto.

Calebe Silva Maia, de 13 anos, toca violino e se apresentou pela primeira vez como membro da Orquestra Jovem na Cantata de Natal. “Meu coração ficou muito acelerado ao participar e ter essa experiência. Esse projeto me ajudou a me relacionar com a música e agregou muito à minha vida. Hoje, consigo entender o mundo de uma forma diferente, graças à música e ao TJMG”, disse.

Se os protagonistas estavam empolgados, as famílias não se contiveram de tamanho orgulho. Marlene Crispim, mãe de Heitor Crispim, um dos cantores, estava acompanhada da filha Érica Carolina e dos netos e ficou em êxtase com a apresentação. “O projeto é maravilhoso, pois ajuda as crianças a se soltar, a vencer a timidez, a conhecer pessoas e não ficar à toa em casa. É um projeto social muito importante que traz aprendizado e felicidade”, salientou.

Outra família encantada na plateia era a do mecânico Júlio Waldo Gomes da Rocha, que prestigiou a terceira apresentação da filha Sofia Gabriele junto da esposa, Bruna Ferreira Linhares, da cunhada, Valquíria da Conceição, e de Maria Eduarda. "Estamos todos muito orgulhosos", disse o pai.
Para a mãe de Sofia, a participação da filha no coral foi uma grande bênção. “As crianças se sentem importantes, deixam de lado o telefone celular e a televisão e têm acesso à cultura. Eu sou muito grata por isso”, afirmou Bruna Ferreira.

Repertório
O repertório da Cantata de Natal incluiu as músicas “A Christmas Portrait”, de John Cacavas; “ Star of Bethlehem”, com música de John Williams, letra de Leslie Bricusse e arranjo de Robert Longfield; “We Three Kings”, de John Hopkins Jr.; “The Little Drummer Boy”, de Katherine Davis, Henry Onorati e Harry Simone e arranjo de John O’Reilly; as tradicionais melodias inglesas “What Child is This”, com arranjo de Hal. H. Hopson e “O Primeiro Natal”, com arranjo de Dan Forrest e Kirk Moss; “Joy to The World”, de G. F. Handel e arranjo de Joshua Choe; “Natal Todo Dia” do Roupa Nova; “Natal Verde e Amarelo” de Vilma Camargo; a cantiga popular “Borboleta Pequenina”; “Batuque Natalino” de Ana Yara Campos; “Boas Festas” de Assis Valente e “Feliz Navidad” de José Feliciano, com arranjo de Fred Natalino.
Confira o álbum com as fotos da 11ª Cantata de Natal do TJMG.
Assista aqui à apresentação completa transmitida pelo canal do TJMG no Youtube.
Veja também a reportagem completa da TV TJ Minas sobre a 11ª Cantata de Natal.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial