
O programa “1ª Vice Soma – Suporte à Organização, Cumprimento de Metas e Aperfeiçoamento Gerencial”, iniciativa da 1ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), dará início, ainda em agosto, à sua segunda fase de execução.
Nessa nova etapa, os encontros serão direcionados ao aperfeiçoamento e à uniformização dos fluxos de trabalho, bem como à padronização das rotinas nos gabinetes e cartórios de 2ª instância, com foco na utilização avançada do sistema de processo eletrônico eproc.
A proposta é explorar as novas funcionalidades e potencialidades operacionais da ferramenta, promovendo mais eficiência e agilidade no trâmite processual.
O 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos, destacou a importância da construção para o avanço do eproc no Tribunal e seu impacto direto na qualidade da prestação jurisdicional.
“A segunda fase do '1ª Vice Soma' reforça nosso compromisso com a qualificação contínua e a modernização da Justiça. Com foco no uso do eproc, queremos garantir mais agilidade, padronização e segurança nas rotinas dos gabinetes e cartórios. É um trabalho coletivo, que valoriza a dedicação de todos os envolvidos e fortalece a prestação jurisdicional de 2ª instância”.
A gerente de Acompanhamento da Litigância em 2ª Instância, Apoio à Gestão de Gabinetes e Registro de Julgamentos (Geag), Rafaella Assunção, ressaltou que o objetivo desta segunda fase é promover o desenvolvimento de automações, a padronização de rotinas e a melhoria da gestão de dados. Segundo ela, a nova fase foi elaborada com base nas principais demandas levantadas pelos servidores durante a primeira etapa do "1ª Vice Soma".
“Considerando os desafios e as inovações decorrentes da adoção do eproc como sistema judicial eletrônico, identificamos a necessidade de reestruturar os processos de trabalho ainda baseados em plataformas anteriores. Além de buscar mais celeridade e eficiência no trâmite processual, o programa também visa proporcionar melhoria na qualidade de vida no trabalho de servidores e magistrados, por meio de automações e aperfeiçoamentos no fluxo de trabalho que irão otimizar o dia a dia desses profissionais”.
Presenças
Estiveram presentes na reunião de apresentação da nova fase do programa a diretora da Secretaria de Padronização e Acompanhamento da Gestão Judiciária (Sepad), Elaine Batista; o gerente do Centro de Suporte Técnico ao Processo Judicial Eletrônico e demais Sistemas Eletrônicos de 2ª Instância (Cesupe) do TJMG, Gilberto Miranda; e a coordenadora do Núcleo de Apoio à Gestão de Gabinetes (Nuap), Elisângela Lopes.
"1ª Vice Soma"
Na primeira fase, o programa capacitou mais de 260 participantes, entre assessores e assistentes de gabinetes de desembargadores, bem como gestores de cartórios da 2ª instância, distribuídos em 14 turmas. Foram cinco meses de treinamento, totalizando 168 horas de aulas.
Ao longo do curso, foram abordados temas como: distribuição, prevenção e compensação; planejamento estratégico e metas nacionais e institucionais; utilização dos painéis táticos da 2ª instância; ferramentas de gestão para organização do trabalho e acompanhamento de metas e acervo; composição de acórdãos; redação de ementas de decisão e registros taquigráficos; gestão adequada de conflitos e da litigiosidade; precedentes qualificados; ações coletivas e processo estrutural; e alinhamento de processos e fluxos de trabalho entre cartórios e gabinetes.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial
*