Assessores de gabinetes de desembargadores, além dos gestores do Cartório da 11ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), participaram, nesta quinta-feira (2/10), da apresentação das automações e preferências desenvolvidas na fase piloto do projeto "1ª Vice Soma – Integração Gabinetes e Cartórios".
As soluções, que serão incorporadas ao sistema de processo eletrônico eproc, foram elaboradas a partir do fluxo processual do agravo de instrumento, construído de forma colaborativa no encontro anterior do projeto.
Segundo o gerente do Centro de Suporte Técnico ao Processo Judicial Eletrônico e demais Sistemas Eletrônicos de 2ª Instância (Cesupe), Gilberto Miranda, após a validação das automações, a equipe da 1ª Vice-Presidência do TJMG acompanhará a implementação das automações apresentadas individualmente em cada gabinete e cartório integrante da fase atual.
"Os consultores do Cesupe darão suporte personalizado aos assessores de gabinetes e gestores do cartório para que as aplicações desenvolvidas já comecem entrar em produção, de modo a otimizar o trabalho nessas unidades e explorar as potencialidades do eproc."
De acordo com o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos, a iniciativa reforça o compromisso da gestão com inovação e eficiência.
“O '1ª Vice Soma' busca integrar de forma inteligente os gabinetes e cartórios, utilizando a tecnologia como aliada na melhoria dos fluxos de trabalho. A automação no eproc representa um avanço significativo para a agilidade processual e para a prestação jurisdicional mais célere e eficiente.”
Para o assessor judiciário Rafael Sales, do gabinete do juiz convocado Adilon Cláver, as automações irão facilitar e otimizar o fluxo de trabalho nos gabinetes, como na produção de minutas de despachos e decisões.
“Além disso, as ferramentas de pesquisa agilizam o acesso ao banco de dados, reduzindo o tempo de trabalho e, por consequência, melhorando a prestação jurisdicional. Outro ponto relevante é a possibilidade de ajustes no sistema pelos próprios usuários, permitindo a adequação da metodologia de trabalho às necessidades específicas de cada gabinete. E, por fim, destaco a melhoria na comunicação do Tribunal com os destinatários da prestação jurisdicional, em especial, partes e advogados.”
Conforme explicou a gerente de Acompanhamento da Litigância em 2ª Instância, Apoio à Gestão de Gabinetes e Registro de Julgamentos (Geag), Rafaella Assunção, depois da implementação das automações e preferências no eproc, os resultados serão apresentados aos desembargadores da 11ª Câmara Cível, bem como ao 1º vice-presidente e ao juiz auxiliar da 1ª Vice-Presidência, Armando Ghedini Neto.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial